TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO PROCESSO

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

CIENCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO PROCESSO
PROFESSOR JOEL MOISÉS SILVA PINHO
ACADÊMICA STEFFANY LOREN NUNES BORGES

CONCEITOS DE ESTADO:

Nicolau Maquiavel: "Todos os Estados todos os domínios que tiveram e tem poder sobre os homens, são Estados e ou Republicas ou Principados".

Jean Bodim: “República é um reto governo de várias famílias e do que lhes  é comum com poder soberano”, ou seja “realização do justo, sendo a verdadeira felicidade da república e a do individuo a mesma coisa”.

Tomas Hobbes: “Regra da razão, fundamental para o bem estar humanos em nome de sua segurança, mediante submissão contratual”

Hugo Grotius: “É um corpo perfeito de pessoas livres que se unem para gozar de seus direitos”, mais “justo é aquele que se encontra apto a garantir os direitos naturais.”

George W. F. Hegel: Estado (viver coletivo) precede o individuo, e não o contrário. Não é, pois, o homem quem cria o Estado, mas o Estado que forma o cidadão, a ponto de só no Estado ter ele sua essência garantida.

Karl Marx: A concepção de Estado é mecânica: a rotação das classes, que culminará no desaparecimento destas, é o que condiciona  a natureza e os fins do Estado.

Friedrich Engel: Estado é um produto da sociedade, tomando forma quando esta chega a determinado grau de desenvolvimento.

Carl Schimitt: Estado é constituição, ou seja, é uma situação presente de ser, um status de unidade e ordenação.

Hans Kelsen: “... o Estado é um ordenamento jurídico. Mas nem todo ordenamento jurídico pode ser designado como Estado; só o é quando o ordenamento jurídico estabelece, para a produção e execução das normas que o integram, órgãos que funcionam de acordo com a divisão do trabalho. Estado significa ordenamento jurídico quando já alcançou certo grau de centralização...”. 

Hanna Arendt: Estado é uma instituição que atua como extensão ao lar.

Referências:
http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/direito/a-concepcao-de-estado-para-hobbes-maquiavel-rousseau-e-marx/

Slide, apresentado em aula.
https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=949

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com