TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CLAUSULA DE NAO-SUICIDIO

Por:   •  7/11/2016  •  Artigo  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

CLAUSULA DE NAO-SUICIDIO

O suicídio é um tema que causa grande impacto na sociedade em geral, levantando questionamentos e teorias em torno dos fatos que antecedem este lamentável acontecimento.

Recentemente, surgiram informações levantadas pelo tabloide Daily Mail, que motivaram o aprofundamento das discussões sobre as causas desses crescentes índices de suicídio. As informações do referido tabloide davam conta de que, funcionários das fábricas chinesas Faxconn estao sendo obrigados a assinar um "termo de nao-suicidio" para que possam continuar a executar as suas funções na companhia.

A preocupação da companhia se deu pelo fato de que nos últimos tempos,  alem de ser reconhecida por montar gadgets para empresas conceituadas como HP, Nokia, DELL e Apple, tambem se tornou destaque na imprensa internacional pelo número de mortes entre os membros de sua força de trabalho, cerca de 13 membros num período 12 meses. Segundo a Sacon ( Centro de Pesquisas Sobre Empresas Multinacionais e Estudantes Contra o Mal Comportamento Corporativo), após investigações constataram que os empregados da Faxconn eram submetidos a condições terríveis de trabalho,  como humilhações públicas,  falta de preocupação com químicos e jornadas semanais de 80 a 100 horas de trabalho sem parada pra refeição, ainda finaliza dizendo que, "a Faxconn falhou em suas promessas de melhorar as condições para seus trabalhadores."

Este "termo de nao-suicidio" elaborado e aplicado pela Faxconn para seus funcionários, nos permite remeter ao pensamento de que as causas e os fatores que levam seus funcionários ao suicídio, sao unica e exclusivamente de sua responsabilidade e consequentemente se sua própria vontade, isentando a companhia de qualquer autoria ou responsabilidade. Porem, seria o suicidio uma vontade individual ou uma imposição externa devido a exposição do Indivíduo à problemas sociais, relatados nos dados periciados pela Sacon, como as condições péssimas de trabalho, ou entao, jornadas exaustivas e desumanas em que esses funcionários sao expostos?

Portanto, quando surgem estes questionamentos, o problema é levado de uma esfera psicológica para uma esfera de fato social, onde se busca entender nao somente o fato consumado, mas sim o que antecede esta dada "vontade". Dai, o estudo é aprofundado nas disposições teoricas de Durkheim,  que define os fatos sociais como possíveis causadores do suicídio, aplicando no estudo das causas do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com