TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CORRUPÇAO NO BRASIL

Por:   •  6/5/2015  •  Resenha  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

CORRUPÇAO NO BRASIL

                   Rosineide Francisca de Almeida[1]

Resenha crítica

Existem no Brasil muitas palavras para caracterizar a corrupção, dentre elas podem-se destacar, molhar a mão, mata-bicho, capilê, conto-do-vigário, jeitinho, mamata, negociata, por fora, taxa de urgência, propina, rolo, esquema, peita, falcatrua, maracutaia, etc. O número de expressões disponíveis parece ser maior no Brasil e em países onde a corrupção é visualizada cotidianamente. Originalmente, o termo corrupção procede do latim Corruptione e significa corrompimento, alteração, devassidão, perversão, suborno, contaminação, peita.

A corrupção, na linguagem política contemporânea, no entanto, continuamente adquire uma conotação negativa. De acordo com a história, a corrupção esteve associada ao conceito de ilegalidade, ou seja, corrupto eram caracterizados aqueles que não seguiam as leis existentes.

Conhecida como um fenômeno mundial e, de acordo com a declaração final do IV Fórum Global de Combate à Corrupção, realizado de 7 a 10 de junho de 2005 em Brasília, ela impõe “ameaças à democracia, ao desenvolvimento econômico e ao Estado de Direito”. Mesmo que a corrupção no Brasil esteja principalmente relacionada ao sistema político e ao modelo de desenvolvimento econômico, é possível visualizar uma linha de continuidade entre a vida cotidiana e a corrupção.

Essa percepção vem sendo constantemente estimulada por parte de jornalistas e políticos conservadores, os quais apresentam a corrupção como uma espécie de “lei da natureza”. Pode-se dizer que, a corrupção faz parte do sistema de poder, se tornando uma aliada em muitas áreas de trabalho dentro da sociedade e principalmente no sistema político brasileiro.

Percebe-se o quanto a corrupção é um assunto antigo e que envolve os diversos setores do país. De forma concreta, entende-se que, desde muito tempo muitas questões vêm sendo abordadas a cerca desse assunto. Esse tema traz uma grande polêmica, especialmente em um momento tão crítico como o atual. Em se tratando de corrupção, pode-se perceber que grandes são os desafios que a sociedade brasileira enfrenta.

A política encontra-se em um estado complexo, muitas são as frustrações as quais os brasileiros estão enfrentando. A corrupção, atualmente muitas vezes, parece que é simplista algo que, não surpreende mais, pois são situações cada vez mais complicadas de se entender. Entretanto, tudo o que se ouve diariamente são especulações para que essa conduta seja estabelecida e o quesito corrupção banido do Brasil.

Entende-se que os acadêmicos em Direito, precisam estar atento a essas questões, de forma que os futuros defensores da lei venham a colaborar com o fim ou mesmo amenizar esse problema tão grave no país. Percebe-se que a cada dia, e nos mais diferentes setores, tais questões vem se desenvolvendo rapidamente, a corrupção se espalha, e a dificuldade em encontrar alguém digno se torna cada vez maior.

Contudo, outro componente importante da cultura política brasileira é a convergência em enfrentar determinados crimes, possivelmente os problemas se espalham e dessa forma os crimes são vistos como justificável.  Desse modo, compreende-se que, a corrupção passa a ser tolerada, e as pessoas que a praticam podem ser encaradas como espertas, o oposto do que realmente são, pois indivíduos que praticam tais atos são criminosos.

No entanto, os problemas são mais graves, as questões politicas se caracterizam no Brasil como corruptas e inadequadas, são ilícitos os atos dos governantes. Todavia, não é apenas nesse aspecto que ela se insere, mas é nessa área que se desenvolveu e está em maior evidência na atualidade. Normalmente os escândalos envolvendo corrupção são citados diariamente em todos os meios de comunicação, não se trata apenas de uma temática a ser questionada, mas um assunto grave e polêmico que precisa ser levado a sério.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com