TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência Politica

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

http://imagohistoria.blogspot.com.br/2012/05/platao-e-sua-concepcao-de-politica.html
 A Queda do império Inca

Diamond, Jared Mason. Enfrentamento em Cajamarca. Armas Germes e Aço: os destinos das sociedades humanas. Tradução de Sílvia de Souza Costa 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009 cap 3 pg.68-80.

 
No terceiro capítulo do  livro Armas, Germes e Aço (1997) o autor ressalta os acontecimentos na cidade de Cajamarca, trata-se da colonização do Novo Mundo pelos europeus, o momento mais dramático foi o encontro entre o imperador inca  Ataualpa e o governador espanhol Francisco Pizarro. Ataualpa era conhecido pelos incas como o deus do Sol exercendo máxima autoridade sobre seus súditos, que obedeciam até mesmo ás ordens depois de sua captura.
 Pizarro arma um emboscada para capturar Ataualpa, escondendo seus 168 soldados em torno da praça de Cajamarca, quando o imperador se aproxima Pizarro percebe o enorme números de homens que compõem o exercito inca, o autor frisa, que mesmo o exercito europeu sendo pequeno ele tinha uma vantagem, os europeus tinha conhecimento armamentista enquanto os incas não possuíam nenhum armamento.
 O autor destaca a importância que as armaduras de aços e os cavalos tiveram na batalha de Cajamarca, foram essas mudanças de guerra que garantiram a vitória do europeus contra um exercito 500 vezes maior, as doenças transmissíveis também tiveram um grande papel nesta conquista, dizimando vários povos de outras regiões inclusive no peru.
 A escrita fez dos espanhóis herdeiros de um vasto conhecimento sobre o comportamento humano e a história, era pouco provável o sucesso dos incas nesta batalha, Ataualpa não tinha nenhum conhecimento sobre outros povos vindos do outro lado  do oceano. Graças a invasão dos espanhóis que hoje  o mundo tem conhecimento da escrita .
 Podemos destacar também como conseqüência o extermínio parcial do índios americanos, que por falta de conhecimento perderam a guerra, o genocídio cultural, a partir do momento que os europeus conquistaram o território, a cultura predominante será a dos vencedores. O enfrentamento de Cajamarca foi um acontecimento de grande importância, que até hoje podemos notar as conseqüências do fato ocorrido.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com