TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Constitucional no Direito

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2
  1. O emprego da expressão ‘’separação dos poderes’’ e ‘’tripartição de poderes’’ não se torna apropriado pois dá a impressão que o poder político seria divisível, sendo que ele é uno e indivisível. Porém, esse termo é de uma forma didática para demonstrar que existem três órgãos (executivo, legislativo e judiciário) que atuam em função deste poder. O significado da expressão ‘’separação orgânica funcional, indica que cada função deve ser confiada a cada órgão da maneira mais especializada possível e os órgãos da soberania devem ter independência mútua e devem estar, em tudo, em idêntico pé de igualdade
  2. ‘’Os 6 livros da república’’ por Jean Bodin identificou o exercício das 3 funções legislativo, administrativa e judicial, porém não eram exercidas por 3 diferentes órgãos. Isto porque vigia o governo autocrático e as 3 funções centralizavam-se nas funções do governante. A relevância dessa obra foi dada pois foram trazendo novos direitos.
  3. Não. Pois Machiavelli veio após o principal defensor e trouxe a obra ‘’O príncipe’’ que representava a construção do conceito de Estado. O Príncipe é um tratado político que serviu como base para modelar a estrutura governamental dos tempos modernos.
  4. O antecedente mais remoto é ‘’Aristóteles’’. Ele identificou as três funções exercidas por meio do poder político (legislativa, executiva e judiciária), porém, o regime era autocrático no qual o governante centralizava em uma só pessoa o exercício das três funções. A obra que foi fundamentada nesse preceito tem como nome ‘’A política’’.
  5. A contribuição que Montesquieu deu à história da separação de poderes foi imensa. Foi ele quem fundamentou a divisão dos poderes do Estado e deu contornos específicos a cada um deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com