TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Constituição Federal

Por:   •  5/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

CF/88

A Constituição Federal de 1988 é a sétima e atual Constituição brasileira. Foi decretada e promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte em 5 de outubro de 1988, dando forma ao regime político democrático em vigência hoje e que se opõe ao totalitarismo que ocorreu, principalmente, durante o chamado golpe militar, quando passou a vigorar a Emenda Constitucional nº 1 de 1969.

A Constituição de 1988 estabeleceu muitas formas de participação popular direta além do voto regular, como plebiscito, referendo e a possibilidade de cidadãos comuns proporem novas leis. Exemplos desses mecanismos democráticos na prática foram o plebiscito de 1993 sobre a forma de governo, onde o sistema presidencial foi confirmado, e o referendo sobre armas de fogo e munições, realizado em 2005. Além disso, ela prevê que o Presidente da República, os Governadores dos Estados, os Prefeitos Municipais e os representantes do poder legislativo sejam eleitos pelo povo, por voto direto e secreto, garantindo ainda a independência e harmonia dos 3 poderes constituídos (Legislativo, Executivo e Judiciário).

A Constituição Federal de 1988 surgiu como uma reação ao período da ditadura militar e buscou garantir os direitos individuais e restringir a capacidade do Estado de limitar a liberdade, punir delitos e regular a vida individual.

Ao ser criada a atual constituição rompe com o fundamento autoritário da Constituição de 1967, alterada pela Emenda nº 1 de 1969, que foram ambas de origem outorgadas, e torna crime imprescritível ​​os de tortura e de ações dirigidas contra o estado democrático e a ordem constitucional, criando dessa forma dispositivos constitucionais para impedir golpes de Estado de qualquer espécie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com