TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção de Hipóteses no Direito

Por:   •  23/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdades Integradas de Taquara- Faccat

Curso de Direito

Questões sobre Conhecimento Científico

Helena França

Iaislim Müller

Jardene Neves

Régia Lawrenz

Sara Schleintvein

Taíssa Ohse

Vanessa Santos

Disciplina de Metodologia Científica e do Curso

Prof. Dr. Carlos Fernando Jung

Taquara

2016

As seguintes hipóteses são baseadas em um caso grave de estupro, ocorrido em um beco, durante a festa de carnaval de uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, por volta das 23:40. De acordo com o testemunho da vítima, ela conheceu o suposto estuprador na festa e então foram até um bar próximo ao local onde a vítima foi encontrada inconsciente e alcoolizada, saindo dele às 00:30. Conforme as descrições fornecidas pela vítima, o agressor estava vestindo apenas bermuda e um tênis da Nike, possuía uma tatuagem de lua minguante no quadrante superior esquerdo e uma no formato de dragão no ombro direito, e utilizava uma máscara de Darth Vader (personagem fictício de um filme da série Star Wars) quando cometeu o ato, impossibilitando que a vítima reconhecesse suas feições.

  • Hipótese Afirmativa Positiva – “Marlon é o estuprador, pois as descrições dadas pela vítima e comprovadas através das imagens obtidas com a câmera de segurança do bar condizem com as dele.”

Esta hipótese é afirmativa positiva, pois os resultados das pesquisas confirmam a afirmação de que Marlon é o estuprador.

  • Hipótese Afirmativa Negativa – “Marlon não é o estuprador porque não existem provas suficientes para indicar que ele estava com a vítima e cometeu o crime, pois João também possui as mesmas tatuagens e um tênis da Nike igual.”

Esta hipótese é afirmativa negativa, pois os resultados das pesquisas confirmam a afirmação de que Marlon não é o estuprador.

  • Hipótese Condicional – “Marlon pode ser o estuprador porque as características dele condizem com as citadas pela vítima.”

Esta hipótese é condicional, pois o resultado da pesquisa é condicionado aos resultados.

  • Hipótese de Ocorrência ─ “O sujeito tem relações sexuais frequentes com mundanas.”

Esta hipótese é de ocorrência, pois não possui evidências, dados e fundamentações que as comprovem.

  • Hipótese Empírica – “Marlon é o estuprador porque além de possuir as mesmas características fornecidas pela vítima, também existem acusações anteriores de abusos sexuais contra ele e esse mesmo indivíduo já teve que cumprir pena por estupro quando mais jovem.”

Esta hipótese é Empírica, pois possui evidências preliminares que justificam a escolha das argumentações, mas não possuem sustentação em relação ao fato atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com