TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crise da Democracia Representativa

Por:   •  13/11/2016  •  Artigo  •  4.598 Palavras (19 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE NUTRIÇÃO - 1°SEMESTRE

ABIGHAYL COSTA FLORES

ADAUANE PEREIRA DA SILVA

ADRIANE ALVES DA COSTA

BÁRBARA ALBUQUERQUE MENDES

ESTEFANI MARTINS RODRIGUES SILVA

GIOVANNA GAONA CARDOZO

HELOISA RODRIGUES FAVORETTO

MARIA APARECIDA RAMOS

NATACHA OKINO YAMADA DAS CHAGAS

FECUNDAÇÃO

SÃO PAULO, 2016

ABIGHAYL COSTA FLORES

ADAUANE PEREIRA DA SILVA

ADRIANE ALVES DA COSTA

BÁRBARA ALBUQUERQUE MENDES

ESTEFANI MARTINS RODRIGUES SILVA

GIOVANNA GAONA CARDOZO

HELOISA RODRIGUES FAVORETTO

MARIA APARECIDA RAMOS

NATACHA OKINO YAMADA DAS CHAGAS

FECUNDAÇÃO

Trabalho acadêmico solicitado pela professora Andreia, da matéria de Biologia Histologia e Embriologia.

SÃO PAULO, 2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. ESPERMATOGÊNESE        

3. OVOGÊNESE        

4. FECUNDAÇÃO        

5. GASTRULAÇÃO        

6. ORGANOGÊNESE        

7. FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO        

8. SEMANAS DO DESENVOLVIMENTO        

9. NASCIMENTO        23

10. CONCLUSÃO        24

11. REFERÊNCIAS        25


1. INTRODUÇÃO

O processo de desenvolvimento do ser humano se inicia na formação da espermatogênese, processo do qual se formação do espermatozoide nos testículos, formação dos óvulos da mulher e a partir de então a fecundação dos mesmos. A gastrulação que é um processo que ocorre o desenvolvimento dos órgãos que são divididos em três fases a Ectoderma que cuida da parte do sistema nervoso central, a Mesorderma que cuida das cartilagens e dos ossos e a Endoderma que desenvolve os investimentos epiterial.  E o desenvolvimento e crescimento dos órgãos do embrião a cada semana até o seu nascimento.


2. ESPERMATOGÊNESE

O processo de formação de espermatozoide se chama espermatogênese que ocorre dentro dos testículos, na sua parte interna tem os túbulos seminíferos, que é de dentro destes túbulos que ocorre a formação dos espermatozoides a 34°C (se forma a 34°C)

Espermatogonia é a matriz (a mãe) do espermatozoide, e ela vai começar a espermatogênese diploide com 46 cromossomos, depois disso por um processo de fase de crescimento onde o espermatogonia passa a se chamar espermatocito primário, é nesta fase que ela começa a acumular energia para fazer a meiose.

A meiose I é feita pelo espermatocito primario, que forma duas novas células, cada uma com 23 cromossomos e estas células vão se chamar espermatocito segundario. As duas células vão fazer a meiose II, formando 4 novas células que passam a se chamar espermatídes este processo é a fase de maturação.

Para cada uma espermatogonia vão se formar 4 espermatozoides. Após a formação os espermatozoides são transportados para o tubo enovelado onde completa seu amadurecimento e ficam armazenados até sua eliminação.


3. OVOGÊNESE[pic 1]

A ovogenese é o processo de formação dos óvulos, a partir da ovogônia a célula possui 46 cromossomos que passa por um processo de crescimento onde o ovogonia passa a se chamar ovócito primário. O ovócito primário vai fazer a meiose I, formando 2 novas células, porém apenas uma será o ovócito secundário que é a célula escolhida para se transformar em óvulo e a outra célula que se chama glóbulo polar que não será um óvulo.

O ovócito secundário com 23 cromossomos vai ser liberado na tuba uterina para ser fecundado pelo espermatozoide, caso ocorra à fecundação, a meiose II vai proceder, onde acontece a formação do óvulo juntamente com 3 glóbulos polares que tem como função manter o óvulo, depois serão descartados. [pic 2]


4. FECUNDAÇÃO

Quando os espermatozoides são depositados no interior da vagina em uma quantidade grande, eles sobem pelo canal vaginal, atravessam o útero e vão para a tuba uterina onde estará o óvulo aguardando o espermatozoide para a fecundação. Eles têm certa dificuldade para conseguir chegar, pois eles precisam passar pelas barreiras morfológicas do canal, que existe o PH vaginal que é levemente ácido, uma forma de proteção para a mulher com função de impedir infecções.

Outra barreira que o espermatozoide deve passar é pela corona radiata. Quando ele entra em contato com a corona radiata, eles vão para alcançar a membrana pelúcida, passando também pelas células foliculares, fazendo assim um túnel.

A Zona pelúcida tem uma quantidade grande de Glicoproteína, ela tem um papel muito importante contendo proteínas de reconhecimento, elas reconhecem o espermatozoide da mesma espécie, logo depois vem a membrana plasmática. Na cabeça do espermatozóide tem uma região chamada acrossomo ou acrossoma, que contém enzimas digestivas e elas são liberadas para vencer as células da corona radiata, elas são afastadas, tem o reconhecimento do gameta pela zona pelúcida e ele vence outra barreira, a membrana plasmática, deixando lá somente o núcleo do espermatozoide e então acontece um pareamento, com a metade dos cromossomos do homem e a metade dos cromossomos da mulher, assim se tornando um zigoto ou célula ovo. Mas ainda precisa ser implantado o embrião no útero.

Existe o corpo lúteo que produz estrogênio e progesterona quem mantém o revestimento interno do útero chamado endométrio e precisa dele para ocorrer à implantação. Conforme vai acontecer o processo de divisão celular, as clivagens formam uma estrutura chamada mórula, ela não aumenta no volume por ainda ter a zona pelúcida impedindo de crescer para ela passar por toda a tuba uterina para não se prender. A mórula chegando ao útero sofre alterações e da origem a estrutura chamada blástula ou blasto- cisto. O que a origem do embrião é o embrioblasto, todas as partes do corpo dele e ao redor existe o trofoblasto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (576.9 Kb)   docx (609.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com