TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Democracia Representativa

Por:   •  8/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

É vital entender os sistemas políticos existentes no mundo, e principalmente aquele do nosso país. A maioria dos países ocidentais, incluindo o Brasil, adotou a democracia representativa. E hoje é dela que vamos falar!

O que é?

O modelo em que o povo delega o seu poder de decisão a outras poucas pessoas, que deverão lhes representar.

POR QUE ESSE MODELO FOI CRIADO?

Alternativa criada por países da contemporaneidade como modelo democrático que seja viável para o mundo atual, em que as sociedades aumentaram numericamente e de forma complexa.

QUAIS OS PONTOS POSITIVOS DE UMA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA?

Pode ser considerada uma forma abrangente de democracia. Uma vez que quantitativamente, ela é capaz de permitir que toda a população de um país vote, independentemente de variáveis sócio-econômicas, de gênero, credo, cor, crença.

QUAIS OS PROBLEMAS DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA?

O fato de o poder estar concentrado na mão de poucas pessoas pode criar oportunidades para que ele seja usado de maneira indevida (corrupção). O povo acaba perdendo o controle sobre as decisões e por vezes não sabe da força que influências externas podem ter na atuação dos políticos profissionais. Outro problema pode ser causado pelos sistemas eleitorais implementados nas democracias representativas (Mas isso é tema para um outro post rs).

DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

É um modelo democrático que está entre a democracia direta e a representativa. O principal objetivo é proporcionar a oportunidade de participação às pessoas, criando canais de discussão, que fomentem o pensar sobre questões políticas, intrinsecamente ligadas ao exercício da cidadania.

Mas como seriam esses canais?

Existem diversas maneiras de participação política nos regimes democráticos para além do voto... como por exemplo através de associações, sindicatos, partidos políticos, movimentos sociais, Ongs... Existem ainda diversos mecanismos de intervenção direta dos cidadãos nos procedimentos de tomada de decisão, como por exemplo: consultas populares, referendos e plebiscitos, leis de iniciativa popular, assembleias, fóruns e audiências públicas, conselhos e órgãos de controle social, etc. Os defensores da democracia participativa buscam dar maior legitimidade para esses sistemas de participação democrática. Um exemplo de mecanismo da democracia participativa é o Orçamento Participativo, que tem o intuito de submeter o destino de parte dos recursos públicos à consulta pública, através de reuniões comunitárias abertas aos cidadãos, onde primeiro são coletadas propostas, depois votadas as prioridades, e encaminhadas ao governo para que ele atenda a solicitação através de investimento público. Você sabia da existência desse orçamento?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (213.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com