TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Decisão e Informação na Gestão Pública

Por:   •  24/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ

Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD

Coordenação do Curso de Administração Pública/ EaD

Rua Olavo Bilac, 1148 – Centro Sul

CEP 64280-001 – Teresina PI

Site: www.ufpi.br

A LISTA DE EXERCÍCIOS - ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Decisão e Informação na Gestão Pública

Profa. Elvia Florencio Torres Ximenes

Nome: Thalita Dantas Duarte

  1. Considere uma organização que atua no setor de varejo, especializada na venda de móveis e eletrodomésticos. essa organização apresenta uma estrutura descentralizada e pulverizada pelo território nacional, contudo, seu processo de compras ocorre de forma centralizada. nos últimos seis meses, os gerentes têm se queixado de certo descontrole na programação de compras, gerando falta de alguns tipos de mercadorias e excesso de outras. Atualmente, o seu principal mercado (Região Centro-Oeste) está sendo abordado por inúmeras redes concorrentes, além do próprio mercado. A partir da descrição dessa situação, elabore um texto analisando como cada uma das categorias de SIs pode ajudar a organização na solução dos seus problemas.

Em um primeiro momento, vamos analisar o Sistema de Informação Gerencial (SIG). O SIG extrai informações de base de dados compartilhada e de processos que estão de acordo com o que ele necessita para suas operações. No caso exposto, com o respectivo compartilhamento de dados, provavelmente não ocorreria a falta de mercadorias ou o excesso de outras, pois, levando em consideração o compartilhamento de tais informações, os departamentos estariam atualizados.

        Ao analisar o Sistema de Apoio a Decisão (SAD), observa-se como principais características o uso de dados de diferentes fontes, a preocupação com o estilo do profissional responsável pela tomada de decisões e as possibilidades de simulação – desse modo, buscando evitar possíveis conflitos (como as inúmeras redes de concorrentes).

        Por fim, pode-se falar do Sistema de Processamento de Transação (SPT), pois é utilizado, atualmente, na maioria das organizações, em que monitora, coleta, armazena, processa e distribui os dados das diversas transações realizadas em seu interior, servindo como base para os demais sistemas existentes dentro da organização. Novamente, evitando que algumas regiões sofram com a falta ou excesso de recursos, pois os departamentos estariam ligados e com informações atualizadas.

  1. Elabore um modelo para análise de sistema baseado na Figura 1 da Unidade I (página 16) a fim de representar um sistema para controle de um posto de saúde pública.

[pic 2]

  1. Baseado no conteúdo apresentado no estudo de caso ERP – Implantação do SAP no Hospital Albert Einstein (página 88, Unidade II), o que você pode inferir sobre o tempo de implantação de um sistema ERP? Quais são os aspectos culturais atrelados a esse processo?

Levando em consideração a leitura recomendada, bem como artigos que tratam acerca da temática, observa-se que, frequentemente, a implantação de sistemas ERP é complexa e demorada, requerendo, em alguns casos, alguns anos. De acordo com o trecho, para a estrutura do hospital em questão “o prazo de implementação (dois anos) foi considerado de certa forma rápido pelos coordenadores do projeto diante da complexidade do processo e do excesso de zelo técnico nos testes e nas simulações”. Em geral, um sistema ERP se divide em módulos cujas implantações são feitas em vários estágios. Um problema sério é que os prazos para a implantação desses módulos são críticos e podem não ser cumpridos. Esses atrasos geram insatisfação dos clientes, pois resultam em custos adicionais não previstos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (252.1 Kb)   docx (131.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com