TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EFICÁCIA DO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO MARCO DO INSTITUTO DO FEMINICÍDIO NO MUNICÍPIO DE BC

Por:   •  27/3/2020  •  Resenha  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

"A EFICÁCIA DO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO MARCO DO INSTITUTO DO FEMINICÍDIO NO MUNICÍPIO DE BC"

O estudo abordado sobre a lei referente ao feminicídio, cujo objetivo a eficácia que a mesma vem levando ao decorrer dos anos. O assunto é de extrema importância, pois a violência contra as mulheres ao invés de diminuir só está crescendo cada vez mais.

É bom sempre lembrar que a violência não se caracteriza em apenas agressões físicas, mas também temos outro ponto que devemos levar em consideração da caracterização de violência psicológica, moral contra essas mulheres.

A pratica das agressões vem de longas décadas, na qual nos dias de hoje a grande maioria das meninas e mulheres não se sentem mais seguras no âmbito domésticos, em ambientes de trabalhos até mesmo ao percorrer nas ruas, oque hoje já não se torna mais seguro.

Essas atitudes muitas vezes acontecem em um começo de relacionamento abusivos, com características de humilhação, discriminação a mulher, onde em muitos casos essas mulheres tem o medo de sair de uma relação tóxicas e também denunciar o agressor, sendo assim, o agressor se torna cada vez pior até ao ponto que chega as agressões físicas.

Apesar da Lei da Maria da Penha ter entrado em vigor no ano de 2006 com o objetivo de diminuir ás incidências de crimes contra a mulher, os números vem crescendo a toda hora com caso onde já se configura a morte de mulheres mais conhecido como feminicídio.

Uma palavra que causa um certo pavor, mas que precisamos discutir para colocar em pratica algo que possa mudar os índices que vem aumentando, por isso todo conhecimento no assunto vem de extrema importância.

Sabes que existem três tipos de feminicídos, nos quais estão os feminicídios íntimos que são cometidos por homens onde a mulher tem algum vinculo, bem como seus companheiros, existe também o feminicídio não íntimos que seria casos onde na grande maioria das vezes a mulher é violentada sexualmente por homens que não possui vinculo algum e também não pode deixar de fazer sobre o feminicídio por conexão, onde se da ao fato de uma mulher quando tentar salvar a vida de outra mulher e acaba se tornando mais uma vitima.

É um dos casos de crime que ocorre pelo ódio, descriminalização que vem do machismo, desrespeito principalmente o menosprezo da sociedade quando se diz a respeito a palavra “mulher”.

A legislação vem inovando cada vez mais com aplicação da nova Lei criada ano de 2015, com o objetivo da diminuição do crime e com aplicabilidade de pena especial, embora também deve se lembrar que no ano de 2018 a Lei foi editada onde determina o aumento de 1/3 da pena.

 A violência contra mulheres viola totalmente os direitos humano e principalmente a dignidade de todas elas. Ressalta que as ideias que vem se inovando não é somente para a proteção, mas também para que a sociedade em si veja que é um assunto emergencial que merece toda a atenção e compreensão para que assim  todos nos possamos fazer a diferença na realidade que estamos passando quando clamamos  “justiça”  quando algo nesse tipo ocorre e proteção para que se tenha mais uma vitima.

Oque deixa de extrema preocupação é silêncio social, há ideias que ainda existem coisas mais importante que esse assuntos que estamos abordando.

Isso é notável que não será apenas o papel de algumas pessoas e sim de todos para que a situação se torne algo apenas do passado e não aconteça mais no nosso presente e principalmente em nosso futuro.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/L13104.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com