TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: DIREITOS ECONOMICOS E SOCIAIS E OS NOVOS DIREITOS DA SOLIDARIEDADE.

Por:   •  8/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO

ÂNDERSON MATEUS ALBUQUERQUE – 7060010086

ATIVIDADE DE AUTO DESENVOLVIMENTO

 DIREITOS HUMANOS – A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: DIREITOS ECONOMICOS E SOCIAIS E OS NOVOS DIREITOS DA SOLIDARIEDADE.

SANDRO FALCÃO DOS SANTOS

PASSO FUNDO,

2014.

ANHNAGUERA EDUCACIONAL

AVA – AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

DIREITOS HUMANOS

ATIVIDADE DE AUTO DESENVOLVIMENTO

Atividade realizada pelo academico do 4° semestre do curso de Direito na atividade de auto desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem, com o objetivo de ser avaliado na aula tema 3 – da disciplina de direitos humanos, cuja qual é ministrada pelo tutor: Sandro Falcão dos Santos.

Passo Fundo,

2014.


        SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................................... 4
2.  A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: DIREITOS ECONÔMICOS E SOCIAIS E OS NOVOS DIREITOS DA SOLIDARIEDADE................................................. 5         2.1  
TITULARIDADE E OBJETO DO DIREITO À SAÚDE E GERAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS EM QUE SE CLASSIFICA............................................................... 5
        2.2
TITULARIDADE E OBJETO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE E A GERAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS EM QUE SE CLASSIFICA.................................... 6
3. CONLUSÃO.......................................................................................................................... 7
4. BIBLIOGRÁFIA................................................................................................................... 8


1. INTRODUÇÃO

        O presente estudo, tem por objetivo ampliar os conhecimentos adiquiridos no decorrer das aulas, acerca dos direitos humanos fundamentais, bem como entender e aprofundar a matéria relacionada aos direitos de Segunda e de Terceira Geração.

        De maneira simples, ampla a clara, será abordado os temas referente ao que é, como surgiram os direitos de Segunda e Terceira Geração, será abordado também os aspectos fundamentais do direito à saúde, bem como os do direito ao meio ambiente.

        Este estudo terá como objetivo ampliar os conhecimentos e enfatizar o conteudo estudada na Aula Tema 3: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade, servindo como complemento dela dando conceitos curtos e objetivos.

 

2. AULA TEMA 3: A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: DIREITOS ECONÔMICOS E SOCIAIS E OS NOVOS DIREITOS DA SOLIDARIEDADE.

                2.1  TITULARIDADE E OBJETO DO DIREITO À SAÚDE E GERAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS EM QUE SE CLASSIFICA.

A origem dos direitos de Segunda Geração estão ligadas aos direitos de igualdade, cuja sua principal fonte histórica foi as lutas por igualdade dos trabalhadores  após a Revolução Industrial. As conquistas que efetivamente tivemos no que tange os direitos sociais, ocorreu com o reformismo do caminho.

  Após o termino da Segunda Guerra Mundial, com o mundo tragicamente  devastado por este episódio, a Organização das Nações Unidas – ONU, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 reafirmou os direitos humanos de primeira geração e trouxe em si os direitos humanos de segunda geração, estes que são concernentes a fraternidade, solidariedade, ao progresso, ao meio ambiente, a autodeterminação dos povos.

        Como um importante exemplo de Direito de Segunda Geração temos a saude que consta no artigo 196 da Carta Magna. Este direito é assegurado e dito como social pois proporcionada a toda sociedade o acesso gratuito a atendimento e tratamento médico. Caracterizado como um direito subjetivo onde além de termos o poder de agir, e usufluir, temos também o direito de exigir que o Estado preste da melhor forma possível a assistência a essa garantia.

        O objeto deste direito é a prestação de saúde que deve se dar através do sujeito passivo que é o Estado, como relatado anteriormente, o responsável por nos garantir esse direito tão importante a todos.

        Conclui-se portanto que o direito à saúde é assegurado pela Constituição Federal de 1988, sendo considerado um direito de Segunda Geração, que deve ser garantido a todos pelo Estado que lhe deve dar eficácia. Contudo temos que os direitos de Segunda Geração, são direitos transindividuais, destinados à proteção do ser humano.

 

2.2 TITULARIDADE E OBJETO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE E A GERAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS EM QUE SE CLASSIFICA

         Como já visto, os Direitos Fundamentais de Segunda Geração estão relacionados a solidariedade entre os povos e a qualidade de vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com