TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITOS

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

A EVOLUÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITOS

Nas sociedades mais primitivas, o comércio se limitava ao escambo e com o passar do tempo certos bens passaram a ser usados como "moeda" (como meios de troca indireta) por exemplo, o sal, depois metais preciosos, até chegar ao papel-moeda, imposta como meio de troca universal. Com o passar do tempo, a própria moeda já não conseguia atender à dinâmica e à complexidade do mercado, e foi para preencher esse vazio que surgiram os títulos de crédito, os quais servem até hoje para tornar mais rápida e mais segura a circulação de riqueza. 

Doutrinas afirmam que o momento histórico em que os títulos de crédito se desenvolveram foi a Idade Média, pois foi justamente o período histórico em que surgiu o próprio direito comercial. Assim sendo para facilitar todas as operações que envolviam créditos ou as promessas de um possível pagamento começaram a criar tentativas de transformar papeis sem valor em promessas de crédito.

Segundo Fran Martins (1995) “O crédito, ou seja, a confiança que uma pessoa inspira a outra de cumprir, no futuro, obrigação atualmente assumida, veio facilitar grandemente as operações comerciais, marcando um passo avantajado para o desenvolvimento das mesmas”. Contudo o crédito, que consiste, basicamente, num direito a uma prestação futura que se baseia, fundamentalmente, na confiança (elementos boa-fé e prazo), surgiu da constante necessidade de viabilizar uma circulação mais rápida de riqueza do que a obtida pela moeda manual.

O crédito se tornou extremamente mais produtivo e útil, pois consegue fazer o capital circular com mais facilidade. Desta forma é evidente a importância dos títulos de crédito para a história da economia mundial, sendo um documento que instrumentaliza o crédito e permite a sua mobilização com rapidez e segurança. Assim, os títulos de crédito são instrumentos de circulação de riqueza.

O conceito principal de títulos de créditos é de Vivante, um jurista italiano que diz, são "documentos necessários para o exercício de um direito literal e autônomo, nele mencionado". Esse conceito da luz ao art. 887 do código civil que menciona que o título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei.

Por meio deste conceito de Vivante podemos ressaltar princípios básicos dos títulos de créditos, o princípio da literalidade que o “título é tido como literal porque a sua existência é regulada pelo teor do seu conteúdo, ou seja, só se leva em consideração o que nele está contido, assim qualquer outra obrigação, embora contida em um documento em separado, nele não se integra.” O princípio da cartularidade que “representa a materialização do título de crédito em forma de cártula, que será o documento em que se lançaram os atos cambiários constitutivos de crédito”. E o princípio da autonomia das obrigações “quando um título documenta mais de uma obrigação, a eventual invalidade de qualquer delas não prejudica as demais”.

Algumas características são complementares aos princípios citados. Tendo a circularidade em que “o crédito, na relação obrigacional, uma vez representado pelo título, possibilita a sua circulação, através da cártula, assim quem a possui tem um crédito representado por um título e pode transferi-lo a outrem para pagamento de uma obrigação”. A executividade que “o título de crédito, como prova do crédito, permite ao credor a sua executividade, ou seja, uma vez não cumprida às obrigações nele estabelecidas, permite ao seu titular, utilizar o processo de execução”. E a abstração que “constitui um subprincípio da autonomia, pois, o título de crédito quando posto em circulação, se desvincula da relação fundamental que lhe deu origem”.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com