TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia inflação e desemprego

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  9.921 Palavras (40 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 40

INFLAÇÃO

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre um assunto muito discutido no Brasil e no mundo que é a inflação e apontaremos as suas causas e algumas medidas que podem ser tomadas pelo governo para amenizar o seu crescimento acelerado.

Vamos abordar os tipos de inflação, e como se desenvolve e algumas medidas que foram tomadas ao longo dos anos para fazer recuar a inflação.

Mostrarei a forma como se sabe o percentual em que a inflação esta, que é a partir de estudos minuciosos feitos por alguns institutos que fazem essa medição.

Vamos fazer um estudo de como o índice da inflação foi ao longo dos anos, e o que cada medida tomada por governo para amenizar o aumento da inflação.

Para atingir o nosso objetivo do trabalho buscamos informações bibliográficas em livros, artigos e páginas eletrônicas, Google Books; paralelamente, os dados constantes da pesquisa sobre a inflação e desemprego são originários de órgãos e institutos oficiais de pesquisa no Brasil.

2. CONCEITO

Inflação define um aumento generalizado nos preços de bens e serviços e com isso uma desvalorização do poder aquisitivo da moeda.

Ou seja, os produtos se tornam mais caro e o poder de compra da moeda diminui. Existe uma acentuada diminuição do poder de compra devido a vários fatores, um deles é o rendimento salarial que não sofre alteração. O problema inflacionário não acontece somente em economias em desenvolvimento como a brasileira, é um fenômeno universal, que gera grandes consequências políticas, econômicas e sociais. 

3. ANTECEDENTES HISTÓRICOS

Para muitos que não conviveram com a crise da inflação no Brasil parece até mesmo distante falar de inflação, mas o Brasil passou por muitas crises inflacionárias ao longo dos anos, de 1930 até a criação do plano real que foi o que conseguiu conter o aumento da inflação, antes desse plano o povo brasileiro sofreu muito com o aumento dos produtos e a desvalorização da moeda nacional. Muitas vezes iam ao mercado de manha para comprar determinado produto e se voltassem á tarde esse mesmo produto já tinha aumentado, era um verdadeiro caos.

Sempre que houve um aumento significativo na inflação, houve uma crise anterior, ou seja, geralmente a crise aumenta a inflação exemplo disso é o que esta acontecendo na Europa hoje depois da crise econômica.

4. INFLAÇÃO NO BRASIL E SUA HISTÓRIA

A inflação no Brasil teve início de medição em 1920 e era baseado em modelo europeu e não refletia na realidade que estava acontecendo no Brasil. Somente em 1936 no governo de Getulio Vargas que regulamentou o salário mínimo e a medição da inflação começou a ser confiável, pois, era a realidade que o Brasil estava vivendo.  

A inflação no Brasil ficou confiável quando e começou a ser analisada de forma quantitativa e focada a partir do célebre artigo do economista neozelandês Alban S. H. Phíllipis, publicado em 1958. Ao analisar estatisticamente dados para a economia britânica no período 1861 / 1957, ele observou e existência de uma relação regular entre a taxa de desemprego e a taxa de variação do salário nominal. E a relação entre inflação e desemprego como a curva de Phíllipis, que muito debatida, criticada, modificada e ampliada, ela exerceu e ainda exerce papel fundamental para o estudo e a compreensão dos processos inflacionários.

No Brasil a inflação teve uma longa história, já na década de 50 e 60 com a construção de Brasília pelo Presidente Juscelino Kubststchek houve muito gasto e foi feito vários financiamentos no qual resultou um desequilíbrio fiscal nas contas do governo (gastos superior a receita do governo. Um forte crescimento da demanda e aumento exagerado da inflação. 

Depois o Brasil ainda passou por várias outras crises. Houve grande instabilidade na política do Brasil Janio Quadros chegou a Presidente em 1961 e 6 (seis) meses depois renunciou. O vice-presidente que assumiu não teve apoio político e teve grandes dificuldades de governar sendo substituído pelos militares em 1964. Nessa a inflação no Brasil chegou a 90% ao ano o que foi o principal problema da economia nacional como mostra o gráfico abaixo.

Com base no gráfico abaixo mostra como a inflação se comportou durante os anos de 1930 a 2005:

Gráfico1: inflação no Brasil entre 1930 a 2005.

[pic 1]

Fonte:  Fonte: www.universitario.com.br

O governo tomou algumas medidas para conter o aumento da inflação fazendo recuar a 19% no ano de 1969, ate o ano de 1970 conseguiram manter a inflação, isso foi uma grande conquista para o governo. E em 1970 a inflação voltou a aumentar com a crise do petróleo e em 1979 chega a quase 80%, onde houve uma segunda crise do petróleo seguido de aumento das taxas de juros internacionais.

Em 1980 ela continua aumentando, foram vários fatores que contribuíram para a elevação da inflação que chegava a 100% ao ano. Isso prejudicou o crescimento do Brasil nos anos entre 1950 a 1980 o Brasil cresceu 7,5% ao ano e entre 1981 a1990 este número não passou de 1.6% ao ano a causa principal foi inflação alta como mostra o gráfico abaixo bem claramente esse acontecimento:

Gráfico 2: a variação do IPCA antes do plano real.

[pic 2]

Fonte: http://hcinvestimentos.com/2011/02/21/ipca-igpm-inflacao-historica.

E não diminuía o aumento da inflação até que em 1983 as autoridades econômicas do país recorreram ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para tentar conter o aumento da inflação. Apesar de o déficit fiscal ter sido reduzido drasticamente, a inflação continuava a subir chegando naquele ano a 211%.

Os supermercados remarcavam as mercadorias diariamente, para poder acompanhar a inflação e não sofrer prejuízo.

O gráfico 3: abaixo mostra a história da inflação.

 [pic 3]

Gráfico 3: http://www.ipeadata.gov.br.

O país passou do regime militar em 1985, para um governo democrático com um Presidente Civil que foi eleito Tancredo Neves que faleceu antes de mesmo de sua posse e assumindo seu Vice José Sarney, época essa que o Brasil enfrenta uma profunda crise econômica e a principal causa inflação alta. 

Com o fracasso do Plano Cruzado houve vários outros Planos para reduzir a inflação como o Plano Bresser em 1987 o Plano Verão em 1981 o Plano Collor I (1990) e o Plano Collor II (1991) e o problema persistiu até 1994, ano em que foi implantado o Plano Real Além de reduzir a inflação houve mais contratações e elevou o crescimento do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.9 Kb)   pdf (725.8 Kb)   docx (358 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com