TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Efetividade dos Direitos Sociais Perfaz a Legitimidade do Poder Estatal.

Por:   •  21/3/2016  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

O homem, de forma individual, tem o poder sobre ele mesmo, poder este que não entra no campo alheio, porém com a associação surge a eleição de um poder centralizado; de forma coletiva, nasce o poder de fato, formando este, um ser superior: O Estado, encarregado de atribuições e responsabilidades, dentre estas, acompanhar o desenvolvimento social e equipar se de acordo com os acontecimentos sociais, servindo o Direito como instrumento do Estado para consecução de seus fins, devendo oferecer segurança e bem estar social.

Enfocamos nosso estudo no Estado contemporâneo, caracterizado por ser organizado de forma política, social e jurídica, dentro de um território definido onde a lei superior é uma constituição, com soberania reconhecida tanto interna como externamente.

Partindo do mundo das ideias para o mundo dos fatos, a realidade é que o Estado não realiza satisfatoriamente seus deveres, e quanto mais a sociedade cresce e transforma seus valores, mais dificultosa se torna a atuação do Estado, sendo que as atividades essenciais realizadas por ele são ao mesmo tempo que prerrogativas um dever. A confirmação e intensificação do vínculo indivíduo – Estado carece do cumprimento de tais prestações essenciais, caso contrário irá surgir uma situação de anomia social.

O povo quando exposto a essa não atuação do Estado, para adaptar-se cria mecanismos de suprimento das suas necessidades, ocorrendo muitas vezes por conta disso o não respeito aos princípios básicos que tutelam a vida em sociedade, pois quando o Estado ignora a realidade, a realidade se defende, ignorando o Estado!

Os indivíduos que formam o Estado atribuíram a este elementos, tais são: soberania, que consiste no poder jurídico determinante das decisões e forma suprema do poder. Povo: associação humana com capacidade jurídica e de exercício dos direitos políticos. Território, sendo a base física total e aquela ocupada pelo povo. Com estes é possível identificar o seu poder que dar legitimidade para cumprir seus deveres para com a sociedade, esses elementos o fazem ser Estado, ao retirar um destes, descaracteriza o poder de fato do mesmo.

Nosso objetivo geral é analisar a necessidade de existência do Estado na atual configuração do Estado contemporâneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com