TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Especialização em Criminologia, Direito Penal e Processo Penal

Por:   •  24/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade - Especialização em Criminologia, Direito Penal e Processo Penal

Professor:

Aluno:

a) Qual o papel decisivo que a vítima pode desempenhar para melhorar a atuação do Estado de forma preventiva ou ate mesmo repressiva em relação a determinados crimes?

R: A vítima deve denunciar a ocorrência do crime, sendo que a oitiva da vítima e seus aspectos podem ser decisivos. Nesse sentido que o estudo da vitimologia pode ser desenvolvido e utilizado para que, com a identificação das razões da não denúncia do crime por parte da vítima, para que ocorrência de delitos convencionais seja do conhecimento das autoridades estatais. A vítima desempenha um papel relevante, porquanto, como se sabe, o desinteresse pela sorte da vítima tende a desencorajá-la a dar publicidade acerca de infrações penais contra ela perpetradas. Esse é um dos diversos aspectos que podem colaborar para sanar o problema da criminalidade.

b) É possível que uma sociedade seja capaz de desocultar toda a delinquência com o intuito de trazer aos cidadãos uma transparência absoluta?

R: É uma utopia supor  que uma sociedade seja capaz desocultar toda a delinquência. Nenhuma sociedade seria capaz de desocultar toda a delinqüência e de que a busca por uma transparência absoluta, numa tentativa vã de erradicação das “cifras negras”, além de poder colapsar o sistema judiciário-penal remeter-nos-ia a um Estado totalitário, de intervenção máxima, logo, contrário ao princípio da dignidade humana, não estimamos como desarrazoado buscar-se reduzir o contingente excessivo de criminalidade oculta desvendado pela investigação criminológica.

c) Para a implementação de políticas públicas devemos partir – tacitamente – que existe uma variável entre as ofensas conhecidas e julgadas e a soma total desconhecida dos delitos cometidos?

R: A porcentagem de crimes não solucionados ou punidos, à existência de um significativo número de infrações penais desconhecidas “oficialmente” devem ser consideradas, ou seja, há crimes que não chegam ao conhecimento das Autoridades, em contrapartida outros crimes chegam a conhecimento, mas por diversos motivos sequer são julgados. Por exemplo, os números podem representar que há poucos crimes cometidos no pais, o que, não é verdadeiro e, sim, ocorre poucas denúncias ou poucos casos são levados a conhecimento das autoridades referentes ao tipo penal. Por exemplo: o crime de “homicídio” é um caso que a cifra negra é praticamente zero, já que praticamente todos os casos são levados a autoridade; e de outro exemplo: o “Estelionato”, cujas vítimas muitas vezes sequer têm interesse em levar ao conhecimento das Autoridades; o mesmo ocorrendo com os casos de crime de violência sexual. Aqui também o estudo da Criminologia e da vitimologia pode ser desenvolvido e utilizado para que, com a identificação das razões da não denuncia do crime por parte da vítima, a ocorrência de delitos convencionais seja do conhecimento das autoridades estatais. Somente assim poderão ser adotadas políticas públicas eficazes ao combate de qualquer crime.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com