TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Especialização em Direito Tributário

Por:   •  11/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS- IBET

MÓDULO: EXIGIBILIDADE DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

SEMINÁRIO II

ALUNA: ERLANE DA SILVA BACELAR

1°) No art. 151 do CTN, que significa o termo “exigibilidade”? Quando surge essa “exigibilidade”? E qual o efeito da suspensão da exigibilidade? Impede-se (i) o lançamento, (ii) a inscrição na dívida ativa, (iii) a execução fiscal; (iv) todos estes atos? (Vide anexo I a IV).

Depois de constituído o crédito tributário, por meio do competente lançamento, este passa a ser exigível, passível de inscrição em dívida ativa e executável, assim, a exigibilidade é um atributo do crédito tributário que se desdobra em duas consequências: inicia o prazo para o contribuinte extinguir o crédito tributário ou suspendê-lo. As causas suspensivas da exigibilidade do credito tributário, impede somente a realização, pelo Fisco, de atos de cobrança, portanto não tem qualquer repercussão quanto ao lançamento, pois este é ato administrativo vinculado, cujo prazo decadencial opera-se em cinco anos.

2°) Em que sentido a expressão “crédito tributário” foi utilizada no art. 151 do CTN? Essa expressão congrega também liames decorrentes da prática de atos ilícitos (e.g.multa por desrespeito aos deveres instrumentais)?

A suspensão do credito tributário consiste na sustação temporária dos atos pertinentes a obrigação principal, sem dispensar o sujeito passivo das chamadas obrigações acessórias, que dependem ou sejam consequências daquelas cujo credito esteja suspenso.

3°)As hipóteses de “suspensão da exigibilidade do crédito tributário” previstas no art.151 do CTN são taxativas? (Vide anexo V). Considerando que não houve alteração no art. 151 do CTN, pergunta-se:

  1. A equiparação, prescrita pelo §2º do art. 835 do CPC/15, de dinheiro à fiança bancária e ao seguro garantia, tem o condão de consagrara hipótese de suspensão do crédito tributário prevista no art. 151, II, do CTN?

O STJ ao apreciar o REsp 1.691.748, definiu que, no sistema de execução, a fiança bancária e o seguro-garantia judicial produzem os mesmos efeitos jurídicos que o dinheiro para fins de garantir o juízo, são equiparados para os fins de substituição da penhora ou mesmo para a garantia do valor da dívida ativa, seja ela tributária ou não tributária, sob a ótica absolutamente alinhada do parágrafo 2º do artigo 835 do CPC.

  1. As espécies de tutela provisória previstas no CPC/15 se aplicam ao Processo Tributário? Tais medidas têm o condão de suspender a exigibilidade do crédito tributário?

As espécies de tutela provisória se aplicam ao processo tributário, conforme exposto no art 151 do CTN, inciso IV e V com o efeito de suspensão da exigibilidade de credito tributário se concedidas na ação judicial ou no mandado de segurança.

4°) Sobre o depósito judicial efetuado nos autos de uma ação declaratória proposta antes da constituição do crédito tributário, pergunta-se: Trata-se de faculdade do contribuinte? Há distinção entre depósito judicial para fins do art. 151, II do CTN e a prestação de caução? O levantamento do depósito judicial pelo contribuinte vincula-se ao êxito (com trânsito em julgado) da ação pelo contribuinte ou o juiz pode a qualquer tempo autorizar o levantamento do depósito? (Vide anexos VI).

Partindo do ponto que o crédito tributário só existe após o lançamento, sendo este o ato dá existência ao crédito, não há que se falar em constituição e muito menos exigibilidade e exequibilidade, sendo assim constitui uma faculdade do contribuinte o depósito judicial efetuado nos autos e uma ação declaratória proposta antes da constituição do crédito tributário. Sobre a diferenciação entre depósito judicial e caução para fins de suspensão da exigibilidade do crédito tributário temos a súmula 112 que diz que o deposito somente suspende a exigibilidade do credito se for integral e em dinheiro.

Por conseguinte, sobre o questionamento a respeito do levantamento dos depósitos judiciais pelo contribuinte, este está condicionado ao êxito e nos demais casos poderão ser convertidos em renda pela Fazenda Pública. Esse é o entendimento do STJ e de outros tribunais sobre o tema em reiteradas decisões.

5°) A partir da vigência do CPC/15 foi instituído um novo fundamento para a concessão de tutela provisória, a evidência do direito, tal como preveem os arts. 294 e 311. Pergunta-se:

 a) identifique a diferença entre tutela antecipada e tutela cautelar. É possível a concessão de tutela provisória antecipada em mandado de segurança? Ou em mandado de segurança tão somente é admissível medidas provisórias de natureza cautelar?

 A tutela cautela tem o objetivo de garantir o êxito do processo principal, assegurando a eficácia do resultado e evitando que, com o passar do tempo, o mesmo se torne inútil. A tutela antecipada é caracterizada por dar eficácia imediata à tutela definitiva, já a tutela antecipada é a capacidade do juiz de conceder antecipadamente ao requerente o que somente poderia ser obtido com uma sentença de procedência de mérito. Em matéria tributária, a eficácia da liminar em mandado de segurança é, aquela constante no art 151, IV, do CTN, trata-se nesse caso, de tutela cautelar de pretensão deduzida pelo contribuinte, já que tende a evitar a pratica de qualquer cobrança, por parte do fisco, já em outras situações como obtenção de certidão negativa de debito e liberação de mercadorias apreendidas por falta de pagamento de tributos produziram efeitos antecipatórios do interesse do impetrante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com