TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura De Mercado - Oligopólio

Por:   •  13/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE TIRADENTES

CURSO: DIREITO

DISCIPLINA: DIREITO ECONÔMICO

PROF. JOSENITO OLIVEIRA SANTOS

ALUNA: KASSIELLY ALVES MONTEIRO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS 2

TEMA: OLIGOPÓLIO

INTRODUÇÃO

O tema dessa Atividade Prática Supervisionada (APS) são as estruturas de mercado. Na economia as estruturas de mercado ou formas de mercado descrevem os mercados e seus componentes, definindo a capacidade e a possibilidade de se operar tais em concorrência ou não no mercado. O estudo das formas de mercado avalia o tamanho e a capacidade que tem uma empresa para deter poder de mercado e definir o preço de um produto ou serviço. Às vezes as condições para deter esse poder de mercado são restritas, existindo muito poucos mercados com o pleno poder. Portanto algumas estruturas podem servir somente como ponto de referência para avaliar outros mercados no mundo real.

Objetivo Geral: Desenvolver competências suficientes para que o aluno possa identificar os diferentes tipos de estruturas de mercado existentes na economia, levando-os a compreender como as diversas empresas nesses mercados determinam os preços das mercadorias e/ou serviços.

Objetivos Específicos:

  1. Identificar os aspectos do mercado de oligopólio.
  2. Entender o funcionamento da empresa nesse mercado.
  3. Destacar como é conseguido o equilíbrio da empresa dentro dessa estrutura de mercado.

Atividade: Fazer a leitura e interpretação do artigo "Economia e democracia em risco - Amazon, Apple, Google e Facebook acusados de práticas abusivas”.  Depois e responder o roteiro de questões referente a essa estrutura de mercado.

Questões

Questão 01: Considere (V) verdadeiro e (F) falso. Sobre o oligopólio, pode-se afirmar que:

( V ) São poucas empresas participantes interligadas, normalmente dependentes uns dos outros por conta de acordos, que controlam a venda de um bem ou serviço.

( F ) As decisões de uma empresa não interferem nas decisões das demais. Porque as empresas são independentes e controlam o mercado isoladamente.

( F  ) O preço é determinado pelo mercado e fica ao mesmo nível da concorrência perfeita, sem que isso afete significativamente a demanda da população, que vai continuar comprando aquele produto

( V ) Há barreiras a entrada, pois dificultam que novos negócios se estruturem, uma vez que, tendo custos mais altos que as empresas já consolidadas, o novo empresário não consegue competir.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

A) V, V, V, F.

B) V, F, F, V.

C) F, F, V, V.

D) V, V, V, V.

E)  F, F, F, F.

Questão 02: O cartel é um pacto de cooperação entre companhias que visam obter controle de um mercado específico, impondo preços e limitando possíveis concorrentes. Ao entrar em acordo, os participantes de um cartel passam a coordenar suas ações juntamente, tornando-se parceiras.

Entre as práticas mais utilizadas em um acordo de cartel, estão:

I. Combinação de preços em um mesmo nível, para evitar a concorrência entre si;

II. Manipulação da oferta de produtos e serviços;

III. Divisão de clientes e mercados de atuação;

Está correta apenas:

a) I e II

b) II e III

c) I, II e III

d) I e III

e) nenhuma alternativa está correta

Questão 03: O Oligopólio homogêneo ocorre quando o produto ou serviço oferecido pelas empresas não tem diferenciação, é homogêneo. Já Oligopólio Diferenciado é quando o produto ou serviço que é oferecido tem alguma diferenciação relevante ou características qualitativas diferentes dependendo da empresa. No caso da Amazon, Apple, Google e Facebook, como se enquadraria? Homogêneo ou Diferenciado?

     É notório que, a  Amazon, Apple, Google e Facebook se enquadram no conceito de oligopólio diferenciado. Essas empresas oferecem produtos e serviços que possuem características distintas e diferenciadas entre si. Por exemplo:

  • A Amazon é conhecida por sua plataforma de comércio eletrônico, serviços de streaming, como o Amazon Prime Video, e dispositivos eletrônicos, como o Kindle e o Echo.
  • A Apple é conhecida por seus dispositivos eletrônicos, como o iPhone, iPad, Mac, além de seus sistemas operacionais e serviços associados.
  • A Google oferece uma variedade de serviços online, como seu mecanismo de busca, serviços de publicidade online, sistema operacional Android e produtos como o Google Maps e o YouTube.
  • O Facebook é uma plataforma de mídia social que conecta pessoas e permite compartilhamento de conteúdo, além de possuir serviços adicionais como o Instagram e o WhatsApp.

     Cada uma dessas empresas possui sua própria identidade, oferta de produtos e serviços únicos, o que as caracteriza como um oligopólio diferenciado.

Questão 04: De acordo o relatório do Congresso norte-americano, por que as práticas de mercado da Amazon, Apple, Google e Facebook são um risco para a Economia e a Democracia?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (200.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com