TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura de Mercado

Por:   •  20/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 7

Estruturas de Mercado

Na estrutura de mercado as empresas trabalham com a oferta de bens e de consumo ao consumido atendendo uma demanda para um determinado mercado, já o consumidor que por sua vez busca maximizar suas satisfações com suas restrições orçamentárias.

Com esta interação entre produtores e consumidores, demanda e ofertas resultam nos valores dos bens e em serviços, e esta estrutura de mercado pode ser abordada de diferentes formas.

A estrutura de mercado é um termo que refere-se as organizações de um mercado e as relações entre elas são elas: Vendedores no mercado, compradores no mercado, vendedores e compradores, vendedores já estabelecidos e novos vendedores.

Dependendo dos bens e serviços produzidos as empresas irão atuar em uma estrutura de mercado que ira influenciar nas decisões dos produtores sobre a qualidade, a quantidade, variedade, valores, entre outros.

Fatores que dão formas e dimensões a estrutura de mercado são elas o numero de empresas que estão atuando no mercado, capacidade de produção das empresas, quantidade e tipo de consumidor a ser atingido, as diferenças ou igualdades entre as empresas e os bens e serviços que as empresas produzem, a facilidades ou dificuldadesde acesso as tecnologias de produção, estratégia de marketing para comercialização de bens e serviços, informações quanto as condições de mercado dos vendedores quanto dos compradores e a renda do consumidor e o segmento de mercado a ser atingido.

A forma mais freqüente de classificar estas diferentes formas de estrutura de mercado é o numero de participantes que interagem neste mercado, podemos conhecer quatro formas de estrutura de mercado que são elas: Concorrência Perfeita, Oligopólio, Monopólio e concorrência monopolista.

A concorrência perfeita ou pura:

É muitos compradores e muitos vendedores, este tipo de mercado visa um funcionamento ideal de uma economia, esta estrutura serve de parâmento para o estudo de outras estruturas de mercado, ela é idealizada no mercado de bens e serviços, algumas aproximações ocorre no mundo real como no setor agrícola e nesta estrutura a interação da oferta e da demanda determina os preços.

Características e fatores da concorrência perfeita:

Padronização dos produtos:

Requer que o produto seja igual em qualquer vendedor, isto faz que o comprador possa comprar em qualquer um vendedor desde que o preço seja o mesmo.

Atomicidade:

Requer que os vendedores e compradores não possam barganhar os preços e nem na sua compra e nem na sua venda mantendo assim uma igualdade de preço para que não tenha uma concorrência desleal.

Mobilidade:

Requer que todos os recursos de bens e serviços entrada e saída com facilidade ou também que seja empregado em outro uso sem complicações, por exemplo, a mão de obra que alem de poder mudar de emprego podem mudar de uma região para outra em busca de uma remuneração melhor.

Transparência do mercado:

Requer que os consumidores, empresas e proprietários tenham conhecimento dos dados econômicos e também tecnológicos, os consumidores devem conhecer dos bens e serviços desejados, as empresas devem saber os valores dos insumos e a tecnologia empregada, os proprietários de recursos (bancos) devem saber seus possíveis ganhos e usos.

Um exemplo que se encaixa em um mercado concorrência perfeita é os produtos agrícolas, pois a uma serie de pequenos e médios produtores espalhados e mais de 200 milhões de consumidores no Brasil.

Monopólio:

O monopólio e totalmente o contrario da concorrência perfeita, neste mercado o consumidor não tem escolha, pois não tem empresas para que consiga barganhar os preços é o caso da energia elétrica e o fornecimento de água, onde você não tem opção de escolha, em cidades menores pode ocorrer de ter apenas um supermercado e um posto de gasolina ou farmácia este são alguns exemplos de monopólio.

Resumindo uma determinada empresa é a única ofertante de bens e serviços no mercado, e com isto ela que estabelece o preço de venda deste produto, com total ausência de concorrência.

Pra se definir um monopólio precisa que três hipóteses sejamcumpridas:

  1. Unicidade que é quando o setor é constituído por uma única empresa produtora.
  2. Imobilidade que é quando é criada barreiras para entrada de outras empresas em conjunto ou isoladamente.
  3. Insubstituibilidade que é quando não existem substitutos próximos aos bens e serviços produzidos pela empresa monopolizada.

Fatores para o surgimento de monopólio:

  1. O controle exclusivo de um fator produtivo: È quandouma empresa tem o domínio de uma determinada matéria-prima indispensável para a produção de um bem.
  2. Barreiras por patentes ou direitos autorais: È quando a uma concessão de patente que da o direito de uso ou sua exploração por seu inventor por um determinado tempo.
  3. Barreiras legais: È quando o controle estatal da oferta de determinados serviços com isto se origina monopólio estatais, esta ligada em setores ou atividades estratégicas como a luz, água, correios entre outros.
  4. Monopólios naturais: É quando surge um único monopólio natural porque é a única empresa que pode oferecer um bem ou produto a todo o mercado com um custo menor de operação, por exemplo, em enormes escalas de produção onde a empresa precisa despender uma elevada quantia de capital enquanto um monopólio já estabelecido leva a vantagem de possuir um custo menor de operação.
  5. Tradição de mercado: É quando a empresa esta á muito tempo em uma especifica área do mercado e já consegue dominar este mercado de forma monopolista.

Exemplo claro de monopólio é o serviço de correios pois não temos outra opção sem ser o correios para que preste alguns serviços e por isto não podemos optar por um preço mais justo, e muito menos temos o direito de escolha de outra empresa para esta mesma prestação de serviço.

Concorrência monopolística

Guarda certa semelhança com a concorrência perfeita em dois aspectos básicos: presença no mercado de muitos compradores e vendedores e alta mobilidade. A principal diferença está no fato de que na concorrência perfeita os produtos são iguais, já na monopolística os produtos são diferenciados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com