TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA DO DIREITO

Por:   •  20/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 6

1) FILOSOFIA DO DIREITO

É um saber crítico das construções da ciência do d ire it o e da “prá xis ” jurídica (é a prática do direito , isto é , é como o direito na re a lida de ocorre) . A filosofia do direito utiliza a ciência do direito como objeto de questionamento , ou seja , toda produção da ciência jurídica (exemplo : a propriedade , o contrato, o crime , a família) é o objeto de análise crítica da filosof ia do direito

2) dogmática e zetética

Zetetica significa questionar, tem como objetivo desintegrar e dissolver as opiniões, colocando-as em duvida, exerce uma função especulativa, infinita. O refletir zetético liga-se as opiniões pela investigação e seu presuposto principal é a duvida. O método é analítico, ou seja, para resolver algum problema, questiona as premissas de argumentação, ou seja é cético.

DOGMATICO significa ensinar, doutrinar. O pensamento dogmático é uma forma de enfoque teórico no qual as premissas de sua argumentação são inquestionáveis, como por exemplo, a religião pois a fé é inquestionável.

A dogmática em contraposição a Zetetica( que possui caráter amplo), é mais fechada, presa a conceitos fixos e adapta os problemas as premissas. Na ZETETICA suas premissas são dispensáveis, se as mesmas não servirem, elas podem ser trocadas, na segunda não por estar presa a conceitos fixados.

Quanto a finalidade, o pensamento dogmáticos se propõe a refletir sobre uma opinião inquestionável, porém dotada de legitimidade a qual foi assentada a priori. O ZETETICO tem por finalidade o que é rejeitado e vetado no pensamento dogmático como a critica.

3) Themis e Dike

Themis(Lei Divina) e Diké( Lei dos homens), os dois significam justiça, mas eram empregados de forma diferente, o que dá a ideia de que os gregos já tinham uma ideia de mais de uma forma de justiça, ou seja o conceito de justiça foi alterado para viabilizar a propria sociedade.

4) ANAXIMANDRO – JUSTIÇA

ANAXIMANDRO diz que na origem do cosmos tudo era interligado, entretando por um movimento de rotação, tudo o que existe no universo se separou e assim ficou bipartido, ele funda a tradição de explicar o mundo atraves de binários opostos(homemxmulher, vidaxmorte,novoxvelho). Para ele essa cosmologia dos opostos representa a injustiça, o mesmo propõe que haja um retorno a essa harmonização, em sua visão a justiça (diké) seria a união dos opostos , seria a harmonia , o equilíbrio , a medida. Consequentemente, a desmedida (hybris – é a falta de medida na conduta, que para o s gregos é a pior coisa que pode acontecer) implica na injustiça .

5) Função da justiça no poema de parmenedes

Fala de justiça como virtude, Coloca que a opinião não é o caminho para se chegar ao ser ao passo que a verdade é, a opinião leva ao engano e o que conduz o homem pelo caminho da verdade para conhecer e compreender o ser é a justiça.

6) TETRACTIS PITAGORAS

A Tetractys simboliza os quatro elementos — terra, ar, fogo e água. A Tetractys também é uma representação do espaço cósmico, onde a primeira linha do primeiro ponto é a dimensão zero. Para os pitagóricos a Tetractys era um símbolo divino.

, A TETRACTYS simboliza o padrão da criação, ou seja, a relação entre o UM e os muitos, e, nesse sentido, o número Dez é considerado perfeito. O poder do número dez reside na TÉTRADA, pois se ultrapassada, ultrapassa–se, também, o Dez. E Dez não são nove, nem onze. É Dez. Ao se avançar do um até o quatro surge o Dez, a mãe primordial de todas as coisas. Sob outro aspecto, o número três também é perfeito, porque contém o início, o meio e o fim; e o triângulo é a mais elementar figura que pode ser representada. Por esse motivo a TETRACTYS é representada por um triângulo eqüilateral. É importante ressaltar que, para os pitagóricos, três é um número não–composto, sagrado, perfeito e sumamente poderoso.

A mensagem que tem por trás, ou seja, a justiça tem haver com a proporção e harmonia.todos vinculam a ideia de justiça a noção de proporcionalidade, equilíbrio e harmonia.

7) O universo espiritual da pólis, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com