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A FILOSOFIA DO DIREITO DIREITO NOTURNO

Por:   •  1/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

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FACULDADE MADRE THAIS

ALUNO: JOÃO FRANCISCO BARRETO

MATÉRIA: FILOSOFIA DO DIREITO

DIREITO NOTURNO

ATIVIDADE

  1.  Estabeleça a relação existente entre a aula 2 Ciência e Filosofia e o texto anexo “A ideia da universidade e as ideias das classes médias” de Otto Mª Carpeaux?

RESPOSTA: A Aula 2, traz uma visão cronológica da ciência. Nesse sentido, o desenvolvimento do texto procurou relacionar os parâmetros científicos que estavam associadas aos processos de causa e efeito, isto é, leis estabelecidas pelo universo que, são imutáveis, invariáveis e, por sua vez, muito rigorosas, consequentemente, estava dotada de determinismo absoluto, portanto, caracterizava-se como saber fechado.

A filosofia e ciência podem discutir a importância de um método científico rigoroso, bem como elaborar conceitos que norteiem a criação desse método. Além disso, a filosofia lida com conceitos importantes para a ciência, como verdade, validade argumentativa, paradigma e com a importância da problematização, ou seja, do questionamento e da dúvida.

A ciência e a filosofia se aproximam à medida em que a ciência passa a abandonar a teoria de detenção da verdade e passa a portar-se como questionadora da verdade, como resultado, este estudo está em constante atualização e correção.

Como também entrelaça as divergências e semelhanças entre a filosofia e o cientificismo, é válido também, destacar que o texto foi bem exemplificado pois, o autor fez a menção de filósofos como Platão, Aristóteles, Paulo Gusmão, dentre outros. Sob outra óptica, a obra de Otto Mª Carpeaux, perpassa em um contexto meramente ilustrativo, ou melhor, ele discorre sua composição baseada em um relato (O momento em que ele se depara com a universidade). Por sua vez, apesar de distintos a técnica utilizada assemelha-se a Apologia de Socrates. Em tom irônico, o autor analisa a universidade de forma crítica. Um lugar que, deveria objetivar o incentivo da atividade de perquirir encontra-se vazio pois, perdeu sua essência inicial uma vez que os jovens visam apenas, o progresso material. Nesse sentido, Otto esclarece a existência do estudante pobre, ou melhor, aquele que tem por ambição vencer a vida, que almeja o fim do curso para que este, possa desfrutar de um futuro melhor.

2. De que forma o filósofo Eric Voegelin explica o problema apresentado na aula 2 Ciência e filosofia e explicado pelo crítico literário Otto Mª Carpeaux em seu artigo?

RESPOSTA: Em primeiro lugar, Eric Voeglin classifica a linguagem como produto da sociedade, isto é, ela atua como fenômeno social. De modo linear, o autor utiliza-se de vários pensadores para salientar sua tese e demarcar também a influência destes para com o escritor. Quando ele menciona Platão, Eric perpassa que a filosofia também era vista como sinônimo de ascensão social e meio ao qual era possível obter lucro material, em vista disso, era mister para o filosofo encontrar homens que visassem resgatar o contato com a realidade. No mais, só é possível recuperar o real através de filósofos do passado que se comprometeram a tal feito a partir das deformações contemporâneas. De maneira simplória, o texto tem como principal foco a crítica comentada a respeito da alienação. Sob uma mesma ótica, este texto relaciona-se a interpretação do texto “Aula 02” a medida que, neste retrata a importância de retomar um diálogo sincero e maduro com as fontes originárias.

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