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A FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  373 Visualizações

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 [pic 1] FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA

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[pic 3] Fechar

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 [pic 5]1a Questão (Ref.: 201401256381)

Pontos: 0,0  / 0,1

Para Hobbes, os homens devem autorizar todas as ações do Soberano em nome da segurança. Sobre este ponto, analise a afirmativa abaixo e marque a opção correta.

 

Que o soberano venha atentar contra a vida do súdito é um risco a que todos estão sujeitos, mas ainda assim é melhor enfrentá-lo do que viver sob ameaça constante de que, a qualquer momento, qualquer homem poderá tirar a sua vida e bens. Esse é o cálculo que os homens fazem e que os leva à conclusão de que é mais seguro viver sob o poder do Leviatã do que permanecer em estado de natureza, e que, portanto, é melhor estar sujeito às arbitrariedades do soberano do que ao ataque generalizado (FRATESCHI, Yara. Estado e Direito em Thomas Hobbes. In:  MACEDO JR. (Coord.). Curso de Filosofia Política: Do nascimento da filosofia a Kant. São Paulo: Atlas, 2008. p. 319.).

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O seu pacto social caracteriza-se pela concepção do bom selvagem e pela defesa dos direitos civis.

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O seu pacto social caracteriza-se pela tese da sociabilidade natural do homem e da sociedade como um dado natural.

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O seu pacto social caracteriza-se pela racionalidade instrumental que adere à submissão em nome da segurança.

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O seu pacto social caracteriza-se pelo sentido de uma vontade geral que representa a união de forças de todos os cidadãos autônomos.

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O seu pacto social caracteriza-se pela defesa dos direitos individuais como um limite ao poder do soberano.

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 [pic 14]2a Questão (Ref.: 201401796976)

Pontos: 0,1  / 0,1

Para escapar de um estado de guerra generalizada, o filósofo Thomas Hobbes concebeu a figura do Estado, o Leviatã. Levando-se em consideração o texto acima, marque a alternativa que melhor denota os poderes do soberano:

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De vida e de morte, limitado à finalidade do Estado.

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De escolher as políticas públicas em prol do povo;

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De criar leis, decretos e ordens;

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De vida, limitado apenas pela lei natural;

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Poder limitado pelos direitos individuais;

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 [pic 22]3a Questão (Ref.: 201401325593)

Pontos: 0,1  / 0,1

Aristóteles enfatizou que o cultivo da inteligência configura o bem supremo, o summum bonum. Nesse sentido é verdadeiro afirmar que:

I. Sua ética é denominada de ética das sensibilidades ou ética eudemônica, porque enfatiza a busca pelo bem viver e pela felicidade individual, no sentido estrito de pleno desenvolvimento das disposições culturais.

II. Sua ética é denominada de ética das virtudes ou ética eudemônica, porque enfatiza a busca pelo bem viver e pela felicidade, no sentido estrito de pleno desenvolvimento das disposições naturais.

III. Sua ética é denominada de ética utilitarista ou ética eudemônica, porque enfatiza a busca pelo bem viver e pela ataraxia, no sentido estrito de pleno desenvolvimento das disposições prazerosas.

IV. Sua ética é denominada de ética das virtudes ou ética deontológica, porque enfatiza a busca pelo bem viver e pela felicidade, no sentido lato de desenvolvimento das disposições culturais.

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Somente o item III está correto.

[pic 24] [pic 25]

Somente o item II está correto.

[pic 26]

Somente o item I está correto.

[pic 27]

Somente o item IV está correto.

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Todos os itens estão incorretos.

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 [pic 30]4a Questão (Ref.: 201401317427)

Pontos: 0,0  / 0,1

ENADE 2006

A justiça é uma espécie de meio-termo, porém não no mesmo sentido que as outras virtudes, e sim porque se relaciona com uma quantia ou quantidade intermediária, enquanto a injustiça se relaciona com os extremos. E justiça é aquilo em virtude do qual se diz que o homem justo pratica, por escolha própria, o que é justo (...).

Este trecho, extraído de uma obra clássica da filosofia ocidental, trata de uma discussão da justiça considerada como

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medida, dentro da concepção rigorista e positivista de Hans Kelsen

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contradição, na posição dialética entre justo e injosto no pensamento de Karl Marx

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virtude, dentro do pensamento ético de Aristóteles

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valor, no tridimensionalismo de Miguel Reale

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simetria, dentro da filosofia estética de Platão

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 [pic 39]5a Questão (Ref.: 201401295289)

Pontos: 0,0  / 0,1

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