TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAÇÃO CEEE DE SEGURIDADE SOCIAL

Por:   •  1/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

INCOMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

ACÓRDÃO 0000171-49.2013.5.04.0006 RO

RECORRENTE: MAURO MORAES RODRIGUES - Adv. André Luís Soares Abreu

RECORRIDO: FUNDAÇÃO CEEE DE SEGURIDADE SOCIAL - ELETROCEEE - Adv. Sérgio Roberto da Fontoura Juchem

RECORRIDO: COMPANHIA ESTADUAL DE ENERGIA ELÉTRICA - CEEE-GT E OUTRO(S) - Adv. Marco Fridolin Sommer dos Santos

DESEMBARGADOR: JURACI GALVÃO JÚNIOR

Trata- se de um Recurso Ordinário onde o recorrente insurge-se quanto à declaração de incompetência da justiça do trabalho para processar e julgar ação de complementação de aposentaria paga por entidade de previdência privada.

O recorrente, funcionário da CEEE, cujo fundo previdenciário é administrado pela ELETROCEEE, fundamenta em suas razões que os direitos de complementação de aposentadoria são oriundos da relação de trabalho, motivo pelo qual a Justiça do Trabalho teria competência de processar e julgar.

No primeiro grau a sentença declarou incompetente a Justiça do Trabalho e remeteu os autos à Justiça comum, fundamentando que, em razão de decisão do STF.

O Supremo Tribunal Federal, ao julgar os Recursos Extraordinários nº 586453 e nº 583050, publicado no DJE de 20.02.2013, decidiu que as pretensões relativas à complementação de aposentadoria paga por entidade de previdência privada é da Justiça Comum.

A matéria, portanto foi pacificada pela Corte Suprema do direito, tendo o recurso sido negado, mantendo-se a decisão do primeiro grau.

INÉPCIA DA PETIÇÃO INICIAL

PROCESSO nº 0000147-95.2012.5.04.0122 RO

RECORRENTE: ROBSON LEVINO DE OLIVEIRA - Adv. Newton Ferreira dos Santos RECORRENTE: REAL WDR ENGENHARIA ,TECNOLOGIA E ENSAIOS LTDA. - Adv. Juliano Martins Mansur

RECORRIDO: OS MESMOS

DESEMBARGADORA: MARIA DA GRAÇA RIBEIRO CENTENO

Trata- se de um Recurso Ordinário onde o recorrente insurge-se da decretação da inépcia da petição inicial.

Segundo o relatório, o recorrente teve decretada a inépcia da inicial por, nos pedidos, ter requerido a “decretação da justa causa do empregador”, sem ter feito fundamentação do referido pedido nas causas de pedir.

Pela legislação vigente a petição inicial deve obrigatoriamente conter tanto a fundamentação da causa, quanto o pedido. No caso em tela, pode-se concluir que, a recorrente, na inicial, não desenvolveu plenamente os fundamentos de direito do pedido de decretação da justa causa do empregador, apenas fazendo o requerimento na letra “a” dos pedidos.

Na sentença de primeiro grau o juiz sentenciou a inépcia da inicial por, a seu ver, ter faltado preencher o requisito da inicial de fundamentação das causas de pedir.

Em sede recursal, no entanto, a desembargadora julgou pelo afastamento da inépcia, uma vez que, embora não tenha ocorrido expressamente a fundamentação da justa causa do empregador, o recorrente desenvolveu em suas razões hipóteses legais de rescisão indireta do contrato, fazendo remissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com