TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO SOCIAL DO BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.293 Palavras (14 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 14

A FUNÇÃO SOCIAL DOS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE

RESUMO: O presente trabalho visa destacar a importância social empregada ao benefícios por incapacidade concedidos pela Previdência Social aos seus segurados, visando assegurar o sustento de seus segurados e dependentes em caso de desenvolvimento de incapacidades laborativas decorrentes ou não do trabalho, salvaguardando a dignidade da pessoa humana do indivíduo, do qual transcende o caráter individual, passando a ser uma problemática de caráter social.

Palavras-chave: benefícios por incapacidade – valor social do trabalho – dignidade da pessoa humana – auxílio doença – aposentadoria por invalidez – auxílio acidente.

INTRODUÇÃO

O Estado Democrático de Direito é regido por princípios, dos quais são considerados base do Ordenamento Juridico vigente e da sociedade, os fundamentos do Estado Democrático de direito, estão positivados nos Artigo 1° da Constituição Federal, sendo que em seus incisos III e IV dispõe a proteção a dignidade da pessoa humana e a função social do trabalho.

A constituição Federal tem ainda como princípio, salvaguardar os direitos sociais, sendo que a previdência social é reconhecida como direito social, consoante texto do Artigo 6°.

A previdência social tem o condão de proteger exclusivamente os trabalhadores e seus dependentes econômicos, por sua vez, esta é organizada sob a forma do regime geral, do qual tem caráter contributivo e filiação obrigatória, conforme previsão expressa no Artigo 201 da Constituição Federal, esta destina-se a proteger as necessidades sociais quando a capacidade laborativa do trabalhador e seu auto sustento são reduzidas ou eliminadas, buscando salvaguardar o mínimo necessário ao trabalhador e aos seus dependentes.

A discussão proposta no presente, visa destacar a finalidade social empregada aos benefícios por incapacidade, dos quais são concedidos pela previdência social aos seus segurados e seus dependentes nos casos em que houve perda ou diminuição de sua capacidade laborativa, visando esclarecer os benefícios previstos e as especificidades acerca deste.

1 – A SEGURIDADE SOCIAL E A PREVIDÊNCIA SOCIAL:

A seguridade social é um sistema de proteção social, do qual tem o condão de assegurar o direito à saúde, assistência e previdência social, tendo como premissa garantir a proteção do cidadão ao longo de sua existência.

A seguridade social corresponde a um conceito amplo, conforme preconizado no Artigo 194 da Constituição Federal, do qual abaixo se transcreve:

“Artigo 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. ”

Consoante explicitado em epígrafe, o presente artigo se atém ao conceito de previdência social e de maneira especifica aborda sobre o Regime Geral de Previdência Social e a concessão dos benefícios por incapacidade, visando demonstrar a finalidade social deste e o seu cabimento, destacando ainda que este detém como pressuposto, salvaguardar o mínimo necessário ao segurado nos casos em que teve a sua capacidade laborativa perdida ou diminuída, protegendo os proventos do segurado e de seus dependentes econômicos.

A abrangência da previdência social, encontra-se positivada na Constituição Federal, possuindo três regimes previdenciários: Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, o Regime de Previdência Complementar e o Regime Geral; estreitando a discussão do presente ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), regime este que prevê os benefícios por incapacidade e as possibilidades de cabimento deste.

A Carta Magna, em seu Artigo 201 e incisos, disciplina a organização do regime geral de previdência social, consoante se verifica do texto abaixo transcrito:

Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a:

I - cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada;

II - proteção à maternidade, especialmente à gestante;

III - proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário;

IV - salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda;

V - pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no § 2º.

Consoante já explicitado, o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) detém caráter contributivo e filiação obrigatória, conforme positivado no caput do Artigo supracitado, sendo que os contribuintes incluídos no referido são os empregados assalariados, empregado domésticos, contribuintes individuais, trabalhadores rurais e os empregadores de forma geral, ou seja, todos aqueles que exerçam atividades laborativas, devem ser obrigatoriamente contribuir para a Previdência Social.

“No Brasil, qualquer pessoa, nacional ou não, que venha a exercer atividade remunerada em território brasileiro filia-se, automaticamente, ao Regime Geral de Previdência Social – RGPS, sendo obrigada a efetuar recolhimentos ao sistema previdenciário (somente se excluem desta regra as pessoas já vinculadas a regimes próprios de previdência” (Fábio Zambite Ibrahim, in Resumo de Direito Previdenciário, 4ª edição, 2005, Editora Ímpetus, página 21).

Ao passo que instituído o Regime Geral de Previdência Social mediante o advento da Constituição Federal de 1988, foi instituída a Lei 8.213 no ano de 1991, da qual dispõe sobre os planos e benefícios da previdência, elencando ainda seus princípios e fundamentos; na referida legislação há disposição sobre os benefícios por incapacidade previstos, bem como as hipóteses de seu cabimento.

2 – DOS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE:

2.1 – CONCEITO

Os benefícios por incapacidade são concedidos aos segurados da Previdência social, dos quais tem a sua incapacidade avaliada mediante perícia médica, das quais são realizadas por profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com