TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Faculdade de educação e comunicação Nampula

Por:   •  18/9/2021  •  Artigo  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Católica de Moçambique

Faculdade de educação e comunicação

Nampula

Licenciatura em gestão e recursos humano e relações laborais

Trabalho Individual de técnica de expressão oral e escrita/2021

10 Ano

A vida e obra de Raul Alves calane da silva (1945-2021)

Discente:                                                                                                                 Docente

Biaua Dade Salimo                                                                                             João Nasseco, MA

Nampula

Maio de 2021

A vida e obra de Raul Calane da Silva (1945-2021)

Raul Alves Calane da Silva nasceu a 20 de outubro de 1945, em Lourenço Marques (actual Maputo),em Moçambique.
Licenciou-se em Letras e apresentou à Faculdade de Letras da Universidade do Porto a sua dissertação de mestrado em Linguística Portuguesa, em 2002, intitulada Pedagogia do léxico: as escolhas lexicais bantus, os neologismos luso-rongas e a sua função estilística e estético-nacionalista nas obras Xigubo e Karingana wa Karingana de José Craveirinha.

Durante 23 anos, foi jornalista e chefe de redação no jornal Notícias, na revista Tempo e diretor de informação da Televisão Moçambicana - TVM. Foi um dos como fundadores da Associação de Escritores Moçambicanos, onde foi secretário adjunto, em 1987. Docente no Centro de Línguas da Universidade Pedagógica, em Maputo, é investigador da literatura de Mozambique.
Colaborou na imprensa com a publicação de poesias, contos, crónicas e ensaios, está incluído na antologia Sonha Mamana África (1987) e tem publicados os livros Dos Meninos da Malanga (1981) e Xicandarinha na Lenha do Mundo (1987).

Calane da Silva coordenou a Gazeta Artes e Letras Tempo, em 1985, e foi chefe da redação da televisão experimental de Moçambique, em 1987.

Foi igualmente membro da direcção da associação dos escritores moçambicanos.

FORMAҪÃO ACADÉMICA

Obteve o grau de mestre em linguística portuguesa pela universidade do porto, com a dissertação a pedagogia do léxico: as escolhas lexicais Bantus, os neologismo nas luso-rongas e sua função estilísticas e estéticos-nacionalista nas obras xigubo e karingana wa karingana josé craveirinha, bem como o grau de doutor em linguística portuguesa pela mesma universidade com uma tese intitulada do léxicoà possibilidade de campos isotópicos literários.

ACTIVIDADE ACADÉMICA E CULTURAL

Era docente de literaturas Africana de linguística portuguesa da universidade pedagógica e director do centro de cultural brazil-moçambique em Maputo, sendo responsável pela dinamização das actividades culturais que nos últimos anos se assistem naquele local. Membro de conselho consultivo do MIL: Movimento internacional lusófono.

PRÉMIOS E CONDEECORACOES

Foi condecorado, em 2011, em Maputo, com a comenda da ordem de rio branco, por ocasião do dia do diplomata.

Em 22 de Novembro de 2011 foi anunciado como vencedor do premio José Craveirinha, o maior galardão literário moçambicano, que distinguiu a sua carreira na literaturas e no ensaio.

OBRAS PUBLICADAS

  • Dos meninos da malanga. Maputo: caderno tempo, 1982.

 Poesia

  • Xicandarinha na lenha do mundo, Maputo: associação dos escritores moçambicanos, 1988, colecção caringana.

Contos. Capa de chichorro

  • Olhar Moçambique. Maputo centro de formação fotografica, 1994
  • Gotas de sol. Maputo: associação dos escritores moçambicanos, 2006.

Vencedor de concurso literário (premio de 10 de Novembro) organizado conjuntamente pelo conselho municipal da cidade de Maputo e pela associação dos escritores moçambicanos quando do aniversario da capital de Moçambique.

  • A pedagogia do léxico: os estiloso Craveirinha. As escolhas lexicais Bantos, os neologismo lusó-rongas e a sua função estilísticas e estético-nacionalista nas obras xigubo e karingana wa karingana. Maputo: imprensa universitaria, 2002.

  • Gil Vicente: folgazão racista? (o riso e o preconceito racial no retrato de algumas minorias de obras vicentina). Maputo: imprensa universitaria, 2002.
  • Tão bem palavra: estudo s de linguística sobre o português em Moçambique com ênfase na interferência das línguas bantos no português e do português no banto. Maputo: imprensa universsitaria, 2003.
  • Lírica do imponderável e outros poemas do ser e do estar. Maputo: imprensa universitaria, 2004.
  • A mata bicho: texto publicados no semanario” o obrado africano” lisboa: texto editors, 2006.
  • Nyembêtu ou cores da lagrima. Romance. Lisboa: texto editors, 2008.
  • Pomar e machamba ou palavras. Maputo: imprensa universsitária, 2009.
  • joão a procura da palavra poesia. Maputo: imprensa universitária,2009

A MORTE:

Raul alves calane da silva faleceu no dia 29 de janeiro de 2021 vitima de covid-19.

BIBLIOGRAFIA

BOSSONG, G.; DÖHLA, Hans-Jörgen & MONTERO-MUÑOZ, Raquel. Lenguas em diálogo: el iberromance y su diversidad lingüística y literaria. Iberroamericana Editorial, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com