TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia de Direito

Por:   •  25/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1

qual a diferença em a epistemologia de platão e aristoteles?

  1. Platão afirmava que possui dois mundos um sensível aquela que nos encontramos e inteligível que só pode ser acessado pela lógica. Para plataão somente o inteligível é real o sensível é transitório. Para aristoteles só tinha um este que nos encontramos se o homem não consegue conhecer algo mais que os sentidos lhes mostram é porque este mundo não existe e não vale nada para nós .
  2. Platão defendia o inatismo nascemos com  princípios racionais e ideias inatas. O principio para platão é o mundo inteligível que é o mundo antes de nascermos que é onde criamos nossas ideias.

C) Platão defendia um único mundo entre físico e metafisico. Aristóteles defendia que a origem das ideias era através da observação de objetos pra após a formulação da ideia dos mesmos.

D) Platão afirmava que o homem (não é ) professor não explicou sobre sentidos de Aristóteles.

Adendos: Corpo Sensível para Platão , a alma busca o inteligível porem ambas estão no mundo que vivemos na natureza. Graças a sombra que esta na caverna conseguimos fazer a ruptura e conseguimos ir para o mundo das ideias. Não podemos ir para o inteligível sem passar pelo físico. Aristoteles diz que as duas realidades estão no mesmo objeto.

Exemplos de Inteligivel: Ideia ,metafisico , conhecimento , entendimento , concepções.

Exemplos de sensível: Sentidos , físico , objeto , realização .

Questão objetiva.

A)Corrigida :

Obs: existem um mundo e 2 realidades ( sensível e inteligível ) externo e interno fazem parte do mesmo mundo. Fisico é o sensível(5 sentidos que possa tocar,sentir) e metafisico é o inteligível ( pode sentir mas não pode ver e muitas vezes não pode ter conceito ex: Deus , amor, ideia) O homem é o único que pode acessar o mundo inteligível. Para platão só o inteligível é real( o conceito das coisas) porem o sensível é ilusório(pois os sentidos me enganam) .

Para aristoteles só existe um mundo o sensível este que nos encontramos, a essências das coisas esta nos objetos devemos usar nosso raciocínio para fazer esta experimentação.Aristoteles pai da ciência se não conhece algo ae mesmo que ele vai atrás.

Segundo aristoteles sensível e inteligível esta no objeto.Pois o mesmo possui tanto o fato de sentir e seu conceito .

B) Corrigida:

Platão não defendia o inativo ( nada muda ) ele afirma que as ideias são inativas. A alma  é inata. Nós não nascemos racionais.Nós não passamos pelo mundo inteligível, nossas alma passa por lá somente.

Socrates defendia maiêutica e não aristoteles.

C)Corrigido: (na prova era a C vai trocar a ordem)

Platão defendia um mundo entre físico e metafisico. Aristoteles defendia que a origem das ideias é através da observação dos objetos. A ideia não esta em outro mundo esta no próprio objeto.O inteligível esta no sensível a ideia esta nos sentidos. A diferença entre platão e aristoteles é onde a ideia esta. Platão esta fora em outra realidade , e para aristoteles no próprio objeto.

Questão dissertativa:

O que é filosofia para Mafalda.

Dica:olhar quadro a quadro.

O que é filosofia ?

Na etimologia (origem da palavra) a expressão filosofia vem de uma associação de dois termos gregos PHILIA ( amor ou amizade) ou Sophia ( que é sabedoria) seu significado literal seria amor ou amizade pela sabedoria.Muitos filósofos dedicam anos de pesquisa para responder tal pergunta. Cada um tem uma maneira de interpretar uma resposta dessa. Alemão russivel dizia que sabia o que era filosofia ao mesmo tempo que não sabe. Que a própria questão da filosofia já é uma questão filosófica.Mas afinal o que é essa ciência? (dar nossa opinião não usar a opinião)

Dicas: buscar a verdade , buscar sabedoria

TEXTO para ler e tirar conclusão posterior

Em nosso contexto diário e para muitas pessoas, a Filosofia tornou-se sinônimo de algo distante e sem muita utilidade. No entanto, foi por intermédio dela que as grandes mentes chegaram a um passo significativo na história humana.

Entenda mais sobre a Filosofia e também sobre como ela pode mudar a sua vida:

 

O que é Filosofia?

Filosofia é uma ferramenta única e capaz de nos conduzir às respostas para tudo aquilo que buscamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (297.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com