TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fundamentação Legal Não o é um Requisito da Petição Inicial

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Josivaldo José de Sousa

1R-

A fundamentação legal não é um requisito da petição inicial, já a fundamentação jurídica sim.

O art.319 do Código civil diz:

 A petição inicial indicará:

[...]

III- o fato e os fundamentos jurídicos.

Então vemos que a fundamentação jurídica é exigida na petição inicial, e essa fundamentação nada mais é que o direito que você afirma ter, e explicar por que você tem razão, ou seja explicar os fatos. refere-se à relação jurídica e fato contrário do réu que vai justificar o pedido de tutela jurisdicional.

2R-

A decisão proferida com base em dispositivo diverso ofende o dever de consulta previsto no art. 10 do CPCart.10 do CPC.

Art,10. O juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado as partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício.

O artigo 10 do CPC impede a prolação de decisão surpresa, não podendo o juiz levar em consideração um fato de ofício sem que as partes tenham a oportunidade formal e material de ser manifestar a respeito. Uma decisão surpresa seria nula por desrespeito ao princípio do contraditório e ampla defesa.

Este princípio está em concordância com as garantias constitucionais do devido processo legal (art. 5, caput e LIV) e do contraditório (art. 5, LV) ao vedar que o juiz decida qualquer questão sem que seja dado à parte se manifestar sobre ela. Também guarda relação com a boa fé objetiva prevista no art. 5 do NCPC e com o princípio da colaboração insculpido no art. 6.

Complementação do previsto no caput do art.9 do NCPC. “Não se proferirá decisão contra uma das partes sem que ela seja previamente ouvida”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com