TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Antropologia Legal

Por:   •  22/10/2018  •  Resenha  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA: “O que é Antropologia Legal” e “A história da Antropologia Legal”

Nos capítulos abordados, de autoria do Professor Robert Weaver Shirley sobre Antropologia Jurídica, Editora Saraiva, sendo publicado no ano de 1987, em São Paulo, apresenta-nos as definições e esclarecimentos sobre “O que é Antropologia Legal” e “A História da Antropologia Legal”.

No conteúdo apresentado que diz respeito a Antropologia Legal, Shirley destaca o estudo da ordem social, das regras e das sansões em sociedades “simples”, que seria o direito “primitivo”. Em a História da Antropologia Legal, destaca-se três escolas fundamentais para a evolução da antropologia legal.

Devemos levar em consideração, principalmente a revolução social, a necessidade de se organizar socialmente, envolvendo bastante o direito e a política. Na sociedade simples não existia leis expressas, porém tinha leis que eram de origem da própria comunidade. O conceito de viver sozinho não era muito aceiro, sendo o indivíduo obrigado a retornar ao seu povo para poder sobreviver, por exemplo, o caso dos esquimós.

Vemos a importância tanto da antropologia legal, porque desencadeou um ponto de partida básico no qual estudou-se uma acumulação histórica das normas de vida social e aonde criavam as regras a partir de bases sociais e econômicas aonde precisavam ser vistas em seu conteúdo social. E tanto na história, pois também se desencadeou estudos aprofundados em diversos países, com o tal fim de examinar as altas contribuições para o direito, estado, instituições jurídicas e principalmente nos estudos de sociedade, sendo assim, tem muita relevância e importância de resgatar e aprofundar estudos nessas referencias para nossa disciplina e curso de Direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com