TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Sociologia no Brasil

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

A História da Sociologia no Brasil

        A sociologia é uma ciência dedicada a compreender as interações, as ligações, ou as teias que conectam os indivíduos entre si e entre a sociedade. Através de pesquisas sociológicas surge a busca da explicação dos problemas sociais e ao mesmo tempo apontar a solução mais sensata para eles.

        No âmbito do direito, a sociologia jurídica procura apontar as realidades sociais que envolvem as leis, normas e as estruturas jurídicas, bem como as crenças e descrenças dos grupos sociais no que tange a validade do direito. No ano de 1994 foi oficializada a defesa da sociologia jurídica nos currículos das faculdades de direito introduzindo discussões sobre o pluralismo jurídico, ou seja, o processo de estranhamento das instituições jurídicas através de uma reflexão crítica.

Desnaturalização

        O estranhamento, também conhecido como desnaturalização, tenta refletir sobre a insuficiência do paradigma liberal, ora vigente, que não se enquadrava mais nos direitos coletivos e nos direitos alternativos. Ocorre então a desnaturalização, que se dá quando há o questionamento a respeito da lei, surgindo em seguida a necessidade de uma reflexão crítica do direito fundada no paradigma sociológico, logo, a sociologia jurídica teria condições de mostrar formalmente o evidente direito entre os iguais.

        No final da década de 50 e início dos anos 60 a sociologia jurídica iria encontrar espaço no ensino jurídico, surgiu no Recife no ano de 1959 com um curso breve de sociologia jurídica. Mesmo assim, a pesquisa sócio jurídica antecedeu a institucionalização do ensino da sociologia jurídica, pois a fundação Joaquim Nabuco já realizava pesquisas de campo sobre o assunto desde 1960.

        Em 1962 foi criada a sociologia e a sociologia do direito na licenciatura da Universidade Católica de Pernambuco que só passaram a ser ministradas em 1964.

Movimentos Críticos do Direito

        Conhecidos como anos rebeldes, chegaram trazendo os movimentos críticos brasileiros devido as contestações de emergência das revoluções sociais e do autoritarismo que vigorava na América Latina. Estes movimentos brasileiros foram fortemente influenciados por movimentos que ocorreram na França e nos Estados Unidos com a Nova Escola Jurídica Brasileira (NAIR) e a Associação Latino-Americana de Metodologia do Ensino Jurídico (ALMED).

        Houve um período em que a resolução n°3 de 1972 do Extinto Conselho Federal de Educação, omitiu o ensino da Sociologia do Direito, passando esta, a ser ensinada apenas em contextos localizados, tanto que só havia o ensino da sociologia do direito na Pontifícia Universidade Católica do Ria de Janeiro (PUC-RIO), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade de São Paulo (USP), sendo que, na UFSC e USP o conteúdo somente era oferecido aos cursos de pós-graduação.

         Na mesma época em que incorreu o fato acima foram lançadas diversas bibliografias sobre o tema, ademais foram escritos: Sociologia e Direito – Textos Básicos para a disciplina de Sociologia Jurídica; Sociologia Jurídica- Uma Visão Substantiva e uma coletânea chamada Sociologia Jurídica – Crise do Direito e Práxis Politicas.

Antes dos anos 80, haviam diversas experiências de investigação, mas não existia uma produção cientifica sistematizada sobre os temas relativos ao direito e a sociedade. Surgem então, as primeiras pesquisas á luz da temática do acesso a justiça e ao próprio direito, no Brasil uma parcela significativa das investigações cientificas produzidas neste período tratavam destes obstáculos de acesso, além de temas relacionados a resolução de conflitos fora do aparato Estatal, devido a ausência do Estado em determinados lugares marginalizados socialmente, como por exemplo os aglomerados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com