TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Histórias Cruzadas

Por:   •  21/6/2018  •  Resenha  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRIAS CRUZADAS

Segregração

O filme se passa na década de 60 no sul dos Estados Unidos, especificamente no Condado de Jackson, que na época estava em pleno apartheid racial entre negros e brancos. O filme conta a história de empregadas negras que trabalham para famílias brancas.

Logo no começo do filme somos apresentados a posição de inferioridade das empregadas negras; apesar da escravidão já ter sido abolida os negros ainda são tratados como uma subespécie: salários baixíssimos, cargas horárias demasiadamente longas, tratamento repressivo, leis racistas e repressão policial. Devido a essas condições os negros eram mantidos nas camada inferiores da pirâmide social, totalmente limitados pela parcela branca dominante da população.

Durante a década de 60 nos EUA ainda estavam em vigor as chamadas leis de Jim Crown, estas leis tinham o intuito inteiramente segregacionista. Elas seguiam a filosofia de “Separados mas equivalentes” que teoricamente significaria que negros e brancos viveriam separados, porém teriam o mesmo valor. Na prática o que se sucedeu foi bem diferente da teoria, como pode ser observado no filme a todo momento. Mesmo possuindo valores iguais, os negros eram tratados com repressão da sociedade. Os serviços públicos funcionavam com efetividade somente para brancos, como por exemplo: saúde, segurança e educação pública. Negros não podiam frequentar escolas para brancos, postos de saúde para brancos e nenhum estabelecimento que fosse específico para brancos; e brancos também não iriam para estabelecimentos específicos para negros, numa tentativa medíocre de tentar passar algum tipo de impressão que o sistema era justo. No filme a empregada Aibileen Clark conta a história de seu filho que havia sido atropelado por um branco, seu filho foi deixado pelo homem na porta do hospital para negros como se fosse um animal, o hospital não pode o atender, sendo assim Aibileen teve de trazer seu filho para casa, onde morreu no sofá; Esse caso no filme exemplifica perfeitamente como funcionava a sociedade para os negros nas cidades onde vigoravam as lei de Jim Crown.

Sociedade Contemporânea

Na sociedade atual se observa uma grande mudança nos papéis do homem e da mulher. Antes homens e mulheres tinham seus papéis definidos desde o nascimento. Homem como provedor e chefe de família, enquanto a mulher cuidando da casa e família. Na sociedade contemporânea esses papéis se misturaram e as posições não são mais tão definidas por gênero como eram antes.

Na sociedade atual é perfeitamente normal uma mulher se independente economicamente. Não há mais uma pressão tão grande para a fundação do casamento na família moderna, homens e mulheres atualmente trocam de parceiros constantemente e este tipo de comportamento não mais é visto com tantos olhares de desaprovação. A sociedade contemporânea e uma sociedade livre onde os papéis se definem de acordo com a vontade dos envolvidos. Portanto é comum encontrar lares onde tanto o marido como a esposa trabalham, o homem não vive mais sobre uma pressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com