TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO SENSO COMUM PARA A CONSTRUÇÃO DOS HÁBITOS E COSTUMES SOCIAIS

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

Desde os tempos de nossos parentescos mais antigos até hoje se encontra na nossa sociedade o senso comum, e que ele tem uma grande importância para a construção da nossa sociedade.

Desde pequeno já ouvimos nossos avôs dizendo algumas coisas como “não vira o olho menino, que se o galo cantar você vai ficar assim pra sempre”, “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”, mas nada disso comprovado cientificamente. A construção da sociedade baseia-se bastante no senso comum valorizando o conceito dos nossos valores éticos e morais, nossas crenças, convicções politicas, etc. A construção do senso comum na sociedade traz uma longa linhagem de cultura e de ditados populares, crescendo diariamente e passando de geração em geração seja ela qual for, o que globaliza uma grande serie de informação sobre o senso comum, e sendo que alguns deles são levados muito a serio. A partir deste senso foi construída uma sociedade em bases de falas, escritas, medicações e até educação humana, acreditando se que as medidas tomadas seriam as certas, porque com base nelas deram certo para os mais velhos, por exemplo, na medicação diz se que se passar um gel de arnica relaxa a musculatura e as dores, tomando chá disso e daquilo se sara alguma doença, na educação se diz que ficar de cabeça para baixo aprende mais, que dependendo do nome a criança pode ser mais levada, e assim gerando mais uma serie de aglomeração de senso comum.

Para poder explicar existe o método cientifico, o mesmo busca explicar a verdade, procura trazer a certeza em forma de pesquisa e concluindo com resultados exatos. O que seria do mundo atual sem o método cientifico? Um lugar cheio de duvidas e incertezas, sem nenhuma comprovação de nada, sem poder afirmar com certeza com dados que comprovam, ou seja, continuaria sendo um senso comum. Afinal a metodologia cientifica é a única forma de comprovar as coisas do mundo, através de pesquisas e testes até trazer a confirmação, poder concluir exatamente a pesquisa e trazer à sociedade a certeza.

Afinal o senso comum sempre seráimportante na construção de sociedades futuras como é na nossa sociedade atual e foi na passada, a partir do senso comum construiremos uma sociedade aplicada na cultura e costumes antigos, e também não deixando o método cientifico de lado para poder nos afirmar nossas duvidas diárias.

Entretanto o senso comum vem como uma forma de explicar para todos sem nenhuma certeza, apenas observar e poder dizer, ométodo cientifico ficou com a parte de dar a certeza, provar aquilo que nos trazia a duvida, o senso comum e o método cientifico são muito importantes na construção de sua sociedade, o que fala e o que prova.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com