TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO NO CENÁRIO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS MERCANTIS

Por:   •  23/10/2018  •  Ensaio  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 7

A INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO NO CENÁRIO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS MERCANTIS

Kielcimara de Almeida Nascimento

Profª. Jaiza Sammara de Araujo Alves

Universidade do Estado Da Bahia – UNEB

Colegiado do Curso Direito – Disciplina Contratos Internacionais

17/10/2018

RESUMO

Ao estudarmos as relações internacionais notamos que o direito internacional privado muito tem sido influenciado pelas novas formas de relações jurídicas, e por isso vive em constante modificação. O mundo estreitou suas relações ao ponto de poucos lugares ficarem a mais de 10 dias de viagem e essa interação repercute diretamente no mercado financeiro e na vida de milhões de pessoas.

Nesse sentido, torna-se impossível analisar as relações internacionais mercantis sem fazer uma investigação acerca da influência do fenômeno da globalização nesse cenário, haja vista muitos negócios internacionais terem sido firmados por conta dessa gigantesca aceleração e desenvolvimento da comunicação entre os diversos países.

Deste modo o objetivo do presente trabalho é trazer uma discussão acerca dos impactos causados pela globalização nas relações internacionais mercantis, apresentando conceitos práticos e relevantes ao tema, com uma abordagem atual e teórica sobre o processo de globalização, relações internacionais mercantis e contratos internacionais.

Palavras-chave: contratos internacionais; globalização; direito internacional privado; mercado financeiro internacional.

1. INTRODUÇÃO

A globalização pode ser entendida como um intercâmbio do qual aflora, em constante movimento crescente, diversos contratos internacionais de natureza mercantil, que são parte importante do comercio internacional. Deste modo a análise do fenômeno da globalização torna-se primordial para entender os rumos do mercado internacional de bens e consumo, vislumbrando o desenvolvimento das relações internacionais mercantis com seus aspectos e modificações sofridas ao longo dos anos.

Com o intuito de expor ideias sobre a globalização e sua influência nas relações no mercado internacional esse estudo está subdivido em duas partes. A primeira parte traz o conceito de globalização sob a ótica das relações internacionais mercantis, o que nos leva a perquirir as diversas transformações oriundas das novas formas de comunicação e relação, das novas tecnologias e dos novos objetivos mundiais. Nessa parte do estudo vamos notar que atualmente existem inúmeras exigências, sociais, políticas e humanitárias para a manutenção do contato com o mercado econômico mundial, trazendo reflexões acerca das barreiras ainda existentes.

A segunda parte do presente trabalho vem abordar o fenômeno da globalização como impulsionador do mercado mundial, onde se rompe barreiras ...

2. GLOBALIZAÇÃO: CONCEITO E ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS MERCANTIS

Conceitua-se globalização como um fenômeno de intensa aceleração de mecanismos, processos e atividades, objetivando a interdependência global e uma integração econômica e política de esfera mundial. Nesse sentido a globalização se caracteriza pela sua multidisciplinaridade envolvendo assim aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos, trata-se, portanto de algo não tão recente, mas que vem se ampliando rapidamente desde o século XX.

A globalização está diretamente ligada à ideia de rompimento de fronteiras entre as nações o que possibilita relações cada vez mais estreitas, favorecendo inúmeras parcerias no mercado econômico e consequentemente um desenvolvimento mútuo entre os povos. Por meio da globalização houve a possibilidade de economias se interligarem, formando blocos que propiciam benefícios diversos, entre eles estão às conquistas sociais que se difundem nos territórios mais remotos, favorecendo que direitos e garantias fundamentais sejam exercidos. Além disso, os princípios que norteiam a globalização seguem um rumo de defesa da democracia e dos direitos humanos, tais princípios são imensamente importantes para o desenvolvimento das relações internacionais, pois forçam alguns países a se adequarem para manterem relações econômicas que trarão benefícios mútuos.

Deste modo podemos trazer os seguintes exemplos: “o caso de países como Grécia, Portugal e Espanha, que, para serem aceitos na então Comunidade Europeia, tiveram que promover importantes mudanças econômicas, sociais e políticas. O mesmo se aplica à Turquia, que aspira a tornar-se parte da moderna Europa.”.

Trazendo para a linha de estudo deste trabalho, que é as relações internacionais mercantis, inserido dentro do direito internacional privado, podemos exemplificar com a questão das exigências mútuas que existem entre empresas que pretendem firmar contrato internacional, deste modo já é realidade o requerimento de comprovação relacionado a índice de poluição, incentivo a reciclagem e uso de energia “limpa”, ou até outros tipos de cobranças relacionadas à postura da empresa perante seus funcionários, obediência à legislação trabalhista e fortalecimento do tratamento humanitário, inclusive apoio a ações sociais e repugnância total a práticas de trabalho infantil e escravo.

Deste modo nota-se que a globalização em sua essência está intimamente vinculada aos processos tecnológicos e a realização de comunicação ágil e eficaz, sendo que essa ideia de desenvolvimento acelerado das relações internacionais vem favorecendo o crescimento econômico e melhorias sociais ao redor do mundo.

3. GLOBALIZAÇÃO COMO MEIO IMPULSIONADOR DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS MERCANTIS

A realidade do mercado mundial atual é demasiadamente complexa por ocasionar de forma tão constante inúmeras mudanças, ampliadas sob o impacto da ciência, tecnologia e a emergência do pensamento racional. Neste contexto nota-se que os acontecimentos afetam as pessoas, mesmo que não ocorram em escala local, ou seja, muitas vezes algo acontece do outro lado do globo, porém interfere na vida das pessoas que estão a milhares de quilômetros.

Seguindo essa linha de raciocínio a globalização propõe uma estrutura multifuncional de relações imediatas e um gasto de tempo cada vez menor para fechar negócios, propor acordos finalizar tarefas e estabelecer parcerias. No que diz respeito às novas formas de comunicação advindas do fenômeno da globalização, nesse maravilhoso mundo “hi-tech” futurista, segue-se a premissa de que o mundo globalizado é aquele que não possui barreiras, fornecendo meios para o desenvolvimento internacional, esses meios são caracterizados pela cooperação recíproca que se vê bastante quando estabelecidas relações internacionais mercantis, isso por que solidariamente, dentro do mercado financeiro todos ganham.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com