TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERPRETAÇÃO JURÍDICA EM HANS KELSEN

Por:   •  30/7/2017  •  Resenha  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

A INTERPRETAÇÃO JURÍDICA EM HANS KELSEN

Capítulo VIII da Teoria Pura do Direito

I RESUMO

A interpretação jurídica não é uma ciência, embora o direito positivo o seja. Os pensadores que defendem a cientificidade do direito estão mais preocupados em defender certos postulados jurídicos, em especial as ideias de segurança, certeza e previsibilidade. No entanto, Kelsen defende uma espécie de falsidade teórica no que tange a esses postulados no momento da interpretação do direito, entendendo que a segurança jurídica é uma ficção quando se trata de aplicar o direito. Logo, trabalhar com a possibilidade de uma interpretação cientifica seria apenas uma ficção estratégica para reafirmar o valor da segurança jurídica.

A interpretação autêntica em Kelsen se diferencia da interpretação científica. Para a ciência, a interpretação é um mero ato cognitivo, portanto a norma deveria ser compreendida em sua máxima textualidade, o intérprete realiza um ato de conhecimento do sentido da norma. Kelsen reputa essa interpretação como falsa e leviana, pois não há apenas um sentido correto e inconteste de uma norma, a ser conhecido pelo juiz.

Para Kelsen, portanto, a interpretação dos aplicadores do direito é autêntica, isto é, criativa. O juiz, então, sempre cria o direito a partir de um ato volitivo dotado de discricionariedade. As normas possuem o que o autor chama de uma “moldura legal” que permite múltiplas possibilidades interpretativas, ou seja, diversos significados possíveis para uma mesma norma jurídica. Não existe um critério fixo, objetivo e cientifico que obrigue o juiz a decidir segundo uma dessas possibilidades específicas, portanto todas elas possuem a mesma força jurídica e o mesmo grau de acuidade em relação ao direito.

A própria norma se projeta para permitir a pluralidade interpretativa, e o juiz é sempre discricionário, mesmo quando não há lacunas normativas a serem supridas, pois todas as regras jurídicas possuem uma multiplicidade de sentidos possíveis, limitados apenas por uma moldura legal formada pelo próprio texto normativo, e ao juiz cabe a escolha por um desses sentidos – igualmente corretos – para aplicar ao caso em julgamento, escolha esta que irá se basear em juízos de valor.

II REVISÃO

Em Kelsen existem três elementos que precisam da nossa atenção. O primeiro é a questão da inevitabilidade da discricionariedade. O autor distingue o papel do cientista do papel do aplicar do direito, não sendo essas atividades racionalmente semelhantes, pois o cientista trabalha com a razão teórica enquanto o aplicador do direito trabalha um uma espécie de “razão prática”. O cientista apenas descreve o direito, mas na hora de aplicar o direito é inevitável que o julgador realize juízos de valor, pois o intérprete precisará realizar uma escolha, uma vez que os textos normativos não possuem uma estrutura da qual só se possa extrair um sentido.

Assim, a escolha do sentido válido deverá ser feita pelo juiz, segundo o que ele considera mais apropriado para solucionar um caso específico. Desse modo, há uma incerteza, pois existe mais de uma possibilidade interpretativa do significado da norma, e a solução está na discricionariedade do juiz. A lei, então, é apenas uma moldura que é preenchida pelo ato de vontade do juiz, ou seja, pelo seu poder discricionário.

O segundo é o fato de a segurança jurídica ser uma ficção. Ao tratar disso, ressalte-se que Kelsen não elimina por completo a existência da segurança jurídica, uma vez que o direito positivo precisa ser seguro em algum grau, o que ele diz é que não há uma segurança nos moldes do positivismo exegético, segundo o qual a resposta para todo e qualquer caso judicial está clara no texto da lei, pronta para ser aplicada pelo juiz. Uma segurança exegética ignora a pluralidade de sentidos que é constituinte da própria estrutura das normas jurídicas, que são textos escritos e que, portanto, podem ser lidos de mais de uma forma.

(Observação 1) Kelsen em outro texto se manifestou contra a elaboração de normas muito abertas pelo legislador, pois elas permitem mais possibilidades distintas de leituras ainda. No ponto de vista do autor, o legislador peca quando faz isso, pois deixa o direito excessivamente aberto para a discricionariedade do magistrado, e se este poder fica tão grande a ponto de dizer que os juízes criam direito na maioria dos casos, menos a democracia estaria sendo respeitada, pois os juízes não são os representantes do povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com