TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Lei

Por:   •  3/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

 A IMPORTÂNCIA DA LEI

Não há como se falar na importância das leis sem fazermos uma ligação direta com o homem. Ora, percebe-se que as leis só podem existir em função do homem.

        

        O homem é um ser gregário por natureza, é um ser eminentemente social,  não só pelo instinto sociável, mas também por força de sua inteligência a qual lhe demonstra que é melhor  viver em sociedade para garantir seus objetivos. O homem é “ essencialmente coexistência”, pois não existe apenas, mas coexiste, isto é, vive necessariamente em companhia de outros homens. Com isso espontânea, e, até inconscientemente é levado a formar grupos sociais: família, escola, associação esportiva, recreativa, cultural, religiosa, profissional, sociedade agrícola, mercantil, industrial, grêmio, partido político, etc.

        Em virtude disso  os indivíduos estabelecem entre si, “ relações de coordenação, subordinação, integração e delimitação; relações essas que não se dão sem o concomitante aparecimento de normas de organização de conduta social”.

        O ser humano encontra-se em estado convivencial e pela própria convivência é levado a interagir; assim sendo, acha-se sob a influência de outros homens e sempre  está influenciando outros. E como toda interação produz perturbação nos indivíduos em comunicação recíproca, que pode ser maior ou menor, para que a sociedade possa se conservar, é mister delimitar a atividade das pessoas que a compõe mediante as normas jurídicas, ou seja, as leis.

        As leis surgem  da necessidade de organização da sociedade. A norma jurídica pertence à vida social, asseguram as condições de equilíbrio imanentes à própria coexistência dos seres humanos, possibilitando a todos e a cada um o  pleno desenvolvimento das suas virtualidades e a consecução e gozo de suas necessidades sociais. Uma sociedade não pode fundar-se senão em normas jurídicas, que regulamentam as relações interindividuais.

        As leis servem para garantir a convivência social, estabelecendo os limites à ação de cada um dos membros de um grupo social, da sociedade como um todo. Nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (92.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com