TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inconstitucionalidade da extensão de cobranças de contribuições sindicais aos empregados não associados

Por:   •  17/2/2018  •  Resenha  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADES UNIFICADAS DE LEOPOLDINA

CURSO DE DIREITO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:

DIREITO TRIBUTÁRIO I

                                        LEOPOLDINA-MG

2017

FACULDADES UNIFICADAS DE LEOPOLDINA

CURSO DE DIREITO

                                 

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:

DIREITO TRIBUTÁRIO I

Atividade prática supervisionada apresentado ao Curso de Direito das Faculdades Unificadas de Leopoldina, em atendimento as exigências da Disciplina Direito Tributário I, como requisito para à obtenção de aprovação na referida disciplina.
Prof. ª : Antonino Luiz Rodrigues Lopes

                                                              LEOPOLDINA-MG

2017

Em recente decisão a 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho entendeu ser inconstitucional a extensão da cobrança de contribuições sindicais aos empregados não associados por violarem a livre associação e sindicalização, previstos no art. 5º, XX (“ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado”) e 8º, V (“ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato”) da Constituição Federal, ainda que impostas por acordo, convenção ou sentença normativa, sendo cabível a devolução dos valores descontados eventualmente. Tal entendimento se consubstancia no Precedente Normativo 119 e Orientação Jurisprudencial 17 do TST, tendo já sido sumulado tal entendimento pelo Supremo Tribunal Federal, Súmula 666. Este, reafirmado seu entendimento, decidiu da mesma forma ao analisar o Recurso Extraordinário com Agravo - ARE 1018459, de repercussão geral, seguindo o entendimento jurisprudencial.

Nesse sentido, cabe distinguir contribuição sindical de contribuição confederativa, vez que muitas vezes tais conceitos se confundem. A primeira, prevista no art. 149 da Constituição (“Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, § 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo”) possui caráter tributário, ou seja, compulsório, instituído por lei, visando os interesses das categorias profissionais, sendo uma contribuição parafiscal. Já a segunda, prevista no art. 8º, inciso IV, também da Constituição, foi instituída pela entidade sindical e é compulsória apenas para os filiados sindicais.

Dessa forma, não apenas pelo respaldo constitucional principiológico, mas também jurisprudencial, permanece a condenação do sindicato ao pagamento indenizatório de R$ 50 mil, mais atualizações monetárias cabíveis. Cabe ressaltar ainda que tal entendimento encontra proteção na Súmula Vinculante 40.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com