TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interação - Sociologia

Por:   •  7/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

Questões para a reflexão sobre a “Interação”:

De acordo com Anthony Giddens, “A interação social é o processo pelo qual agimos e reagimos ás pessoas que estão ao nosso redor. ” Existem dois tipos de interações: as diretas e indiretas. Segundo o autor do livro “Sociologia”, em seu quarto capítulo, as formas indiretas de relação são aquelas pautadas na tecnologia; a eletrônica. Já as formas diretas são aquelas as quais possuem a comunicação não-verbal (face a face), sendo reconhecidas através de gestos e expressões faciais/corporais.

Vale ressaltar a importância do tempo e espaço na interação. As atividades cotidianas das pessoas estão baseadas nesses dois elementos supracitados, de uma forma que as atividades humanas possuem um tempo estabelecido e ocorrem em um certo deslocamento espacial. A partir dessa ideia, pode-se dizer que o modo como as pessoas interagem em uma sociedade moderna e em uma tradicional é distinto. Na sociedade moderna, os indivíduos interagem uns com os outros sem mesmo se conhecerem. Para alguns, essa sociedade é caracterizada como “libertadora e potencializadora”- palavras do autor.

Ora, se a comunicação indireta está em ascensão, será possível ela substituir a comunicação direta?

Alguns afirmam que a sociedade moderna, com o advento da tecnologia, está se “desvocacionalizando”; perdendo sua essência de interação. Nela, as pessoas possuem um ritmo de vida mais acelerado, o que as fazem se isolarem e recorrerem mais a computadores do que a humanos. Com isso, alguns acreditam que, com os rápidos avanços tecnológicos, as interações indiretas estão ganhando espaço no mundo atual. Para os defensores da relação indireta, “a comunicação eletrônica...mascara todas...marcas identificadoras (gênero, etnia, posição social, entre outros) e assegura que a atenção se concentra estritamente no conteúdo da mensagem. ”. Não obstante, para outros pensadores, a internet nunca conseguirá substituir a comunicação direta, uma vez que é necessário, durante uma interação entre pelo menos dois indivíduos, que ocorra a linguagem corporal. Além disso, a internet revoluciona o modo como as pessoas interagem, mas não define o que os humanos tendem a valorizar: o contato direto. Deirdre Boden e Harvey Molotch explicam a problemática através da chamada “compulsão de proximidade”, a qual consiste na necessidade das pessoas se encontrarem pessoalmente, mesmo quando a interação indireta pode ser atribuída. De acordo com Giddens, “A comunicação on-line parece dar mais espaço à má interpretação, à confusão e ao abuso do que as formas tradicionais de comunicação. ”. Dessa forma, segundo o autor, a internet é um mundo virtual frio e imaterial. Sendo assim, as pessoas sentem a necessidade do “calor humano”; intimidade e contato físico.

Pode-se concluir que o fenômeno sociológico estudado fornece vasão à basicamente dois tipos de interações: as indiretas e diretas. Dada a pergunta, a internet (forma indireta) muda e renova a maneira como as pessoas interagem e se comunicam, porém não substitui o contato visual e presencial (forma direta). O ser humano é, portanto, um animal racional gregário, tencionado ao contato físico em detrimento da frieza do mundo virtual.

A microssociologia é o estudo do comportamento cotidiano em situações de interação pessoal e engloba pequenos grupos ou indivíduos. Ou seja, a microssociologia tem como objeto de análise, que pode ser empírica ou estatística, atitudes interpessoais dentro de uma sociedade, como as crenças e valores pessoais dos indivíduos.

A macrossociologia, por sua vez, é responsável pelo estudo de sistemas sociais de grande escala, assim como analisa processos de mudança de longo prazo. Os objetos de estudo da macrossociologia são as classes, os processos, os governos, os exércitos, os planos econômicos, entre outros.

Embora pareçam atuar de maneira diversa, a macro e a microssociologia estão intimamente ligadas, tanto contrastando quanto complementando uma à outra.

Aspectos relacionados à realidade de uma cultura, como políticos e econômicos, impactam toda uma sociedade e a maneira de viver das pessoas, portanto, é perceptível que a macrossociologia tem relação direta com a microssociologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com