TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEI DAS ÁGUAS

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

DOCUMENTÁRIO – A LEI DAS AGUAS

        No documentário  “ A lei das águas”, se aborda o tema   novo código florestal brasileiro,um tema muito amplo e que no documentário é bem abordado.

No inicio do documentário o Deputado Ivan valente do Psol de São Paulo demonstra a importância do código florestal para o Brasil, sendo uma questão que envolve não só os ruralistas mas toda a sociedade, pois envolve a biodiversidade, as nascentes de rios , envolve politica agraria, politica agrícola, entre diversos outros interesses nacionais .

        O engenheiro agrônomo Alceo Magnanini explicou no documentário como foi o início da preocupação governamental com relação a preservação das matas e nascentes no Brasil.

Situação que se inicia já no Império de Dom Pedro II, quando o imperador vendo o problema de escassez de água se agravando em seu império devido a urbanização ao redor das nascentes e nas florestas e encosta dos morros do Rio, determina então a desapropriação de todas as chácaras e imediato reflorestamento das áreas, onde se cria então a floresta da tijuca, resolvendo no momento a crise e falta de água proveniente das nascentes daquele local.

        Já no início do governo do Presidente Juscelino Kubitschek , foi iniciada a ideia de uma grande campanha de conscientização e que de imediato recebeu apoio do Empresário Assis chateaubriand, onde o mesmo deixou a disposição todos os veículos de informação pertencentes a ele.

Logo foi iniciado uma bela campanha e como primeiro entrevistado tiveram o então presidente Juscelino, no qual teve que expor sua opinião a respeito da situação florestal, o mesmo foi feito com todos os ministros de seu governo e a situação tomou um rumo tão grande que logo foi proposto a criação do primeiro código florestal Brasileiro e que foi aprovado em 1965.

No documentário relata-se que  menos de 1% das multas são pagas e normalmente quem paga são apenas os pequenos e não os grandes.

        A grande discussão no documentário gira em torno da aprovação do novo código florestal Brasileiro, onde muitos acusam ser um código de proteção aos latifundiários e alem de protetor é também um código de perdão . É demonstrado, durante todo o documentário, todos os erros graves existentes no novo código florestal, que durante o processo promulgação da lei, existia uma campanha nacional que tentava convencer a Presidente Dilma a vetar parte ou até mesmo todo código florestal aprovado no congresso.

        Foi dito no documentário que se impetrou uma ADIN contra o novo código florestal e no dia 13 de setembro se iniciou o julgamento no STF, e se espera a declaração de inconstitucionalidade de todo o código ou em partes para que se restabeleça a ordem democrática na preservação ambiental no Brasil..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com