TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Luta Pelo Direito

Por:   •  21/9/2016  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

A LUTA PELO DIREITO

Rudolf Von Jhering foi um jurista alemão e professor universitário, que em 1872 após um seminário organizado por ele para a comunidade jurídica de Viana, publicou o livro “A luta pelo direito”, Não só para os estudantes ou atuantes do direito, mas sim para todos os cidadãos entenderem o quanto é extremamente importante lutarmos pelos nossos direitos.

Na obra em geral, o autor ressalta o fato de que devemos lutar pelos nossos direitos por menor que eles sejam, ressalta também que o direito sempre busca a paz, seja ela física ou moral, e que a luta é um meio de atingi-la.

A luta pelo direito deve ser eterna para que possa se chegar a um resultado eficiente. Jhering cita no livro momentos históricos que através da luta por um direito conquistaram muitas coisas.

O direito objetivo existe para que possa usa-lo na forma de direito subjetivo, ambos se completam quando falasse de direito.

 As normas estão prescritas para serem seguidas e caso sejam violadas o sujeito que sofreu danos, seja ele material ou moral, tem o direito e o dever de ir atrás da justiça e dos seus direitos.

A luta pelo direito não é só um direito pessoal, mas também um direito da sociedade. Cada individuo deve lutar pelos seus direitos pessoais e com isso estarão lutando pelos direitos de todos, pois quanto mais as leis são utilizadas mais elas serão úteis para a sociedade e quando a lei é simplesmente ignorada e não utilizada por alguém que teve seus direitos violados ela acaba caindo em desuso.

Na obra o autor faz uma analogia com a deusa Themis, para ele o direito só prevalece quando a força usada para erguer a espada e a habilidade para segura a balança se completam.

Uma vez que o cidadão desiste de lutar pelos seus direitos estão desistindo de seus princípios morais e éticos.

Todos devem lutar pelos seus direitos seja ele pessoal ou coletivo, só assim, por meio de muita luta o ser humano consegue evoluir, consegue revolucionar e melhorar as coisas.

 

Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Bianca Afinovicz

705377-0

1CN

Resenha do livro: “A Luta pelo Direito”

São Caetano do Sul

2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (294.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com