TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Luta Pelo Direito

Por:   •  10/6/2018  •  Resenha  •  11.423 Palavras (46 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 46

Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia – FDUFBA

Carolina Saint-Clair

Graciane Cruz

Ingrid Bispo

Layssa Fonseca

Lílian Moura

Seminário III: Chaim Perelman – Nova Retórica

Salvador – BA

2014

  1. A nova retórica de Chaim Perelman

Discente: Carolina Arruda SaintClair da Silveira

  • Quem foi Perelman?

Professor de lógica da Universidade Livre de Bruxelas, esse filósofo trouxe importante contribuição para o pensamento contemporâneo, principalmente para a metodologia do direito, através do desenvolvimento de sua teoria da argumentação.

  • Contexto histórico

Perelman desenvolve sua teoria num momento de crise da racionalidade cartesiana, visto que a consagrada concepção de logos, não conseguia fundamentar todas as decisões no campo jurídico. A retórica ressurge sempre em períodos de crise, primeiro com a derrocada do mito entre os gregos que coincidiu com o grande período sofista; depois no Renascimento, com a impossibilidade de se fundar a ciência moderna e a sua apodicidade matemática diante da escolástica e da teologia da Idade Média.

  • Perelman x Descartes

Descartes desenvolveu a teoria do método, calcada na crença do pensamento linear que influenciou fortemente toda a filosofia ocidental durante séculos. O more geométrico admitia existir apenas uma verdade de cada coisa, passível de ser encontrada por meio do método, que ensina a seguir a verdadeira ordem e a enumerar todas as circunstâncias do que se procura. Na primeira parte do “Discurso do método”, Descartes já deixou clara a premissa: “quase como falso tudo quanto era apenas verossímil” fazendo da evidência a marca da razão, e não considerando racional aquilo que não pudesse ser demonstrado claramente.

O modelo proposto por Descartes é o ideal para os filósofos desejosos de construir um sistema de pensamento digno de ser tratado como “ciência”. De fato, uma ciência segura e racional não pode se conformar com a mera verossimilhança de opiniões, mas um com proposições lógicas que se justifiquem automaticamente, que se impõe a todos os seres dotados de razão e sobre as quais o acordo é inevitável. Nas palavras do filósofo: “todas as vezes que dois homens formulam sobre a mesma coisa um juízo contrario, é certo que um dos dois se engana. Há mais, nenhum deles possui a verdade; pois se um tivesse dela uma visão clara e nítida poderia expô-la a seu adversário, de tal modo que ela acabaria por forçar sua convicção.”

Perelman se opõe expressamente contra a filosofia da evidência de Descartes, buscando um alargamento da noção de razão, dada a primazia do raciocínio prático, que implica valores. Pretendia demonstrar a aptidão da razão para lidar também com valores, e não só com conceitos fechados e sujeitos a comprovação categórica e sem oposição. No campo das relações humanas, o argumento da indiscutibilidade não deve ser utilizado, e sim a práxis ou prática deliberativa conduzida pela ação moral que deve servir de horizonte para a tomada de decisões. A decisão deve ser aquela mais adequada para a situação, e não necessariamente a “demonstrada”.

O raciocínio valorativo defendido por Perelman foi durante séculos equiparado a irracionalidade, com base na premissa de que somente o modelo geométrico podia ser considerado ciência, quando na verdade, a razão deve organizar preferências e

fundamentar as decisões, com razoabilidade. A tomada de decisões corresponde a escolha aristotélica referente a práxis, ou seja, o bom funcionamento da inteligência prática é a percepção da verdade conforme o desejo correto. Em outras palavras, Aristóteles ensina: para que uma escolha em determinada situação seja boa (valor) tanto a razão deve ser verdadeira quanto o desejo deve ser correto, no sentido de se guiar pelo que a própria razão determina.

  • O fundamento de validade das decisões

Se de fato existe outro âmbito de existência das relações que não exige como verdade apenas aquilo que é rigorosamente demonstrável ou provado como evidente, qual seria a base de validade delas?

Primeiramente, devemos partir do pressuposto que a conduta prática comporta mais de um resultado e mais de um significado, conforme a aceitação por uma ou outra escala de valores e conforme o problema apresentado na situação específica. Portanto, se mais de uma solução é possível, aquela que for eleita na verdade é a mais favorável para a situação em concreto, consoante a justificativa mais convincente. A validade das deliberações humanas deixam de ser arbitrárias por meio da justificativa que a acompanha. No nosso ordenamento jurídico, o juiz é protegido pelo princípio do livre convencimento motivado em relação as provas apresentadas no processo, desde que motive sua decisão razoavelmente, e isso não confere caráter de arbitrariedade na sua sentença.

O pensamento opinativo, não é meramente intuitivo ou irracional, na realidade, uma opinião pode ser tomada como verdade para efeitos de raciocínio desde que lastreado pelo consenso em determinada comunidade. Com essa conclusão, é definitivo o rompimento de Perelman com o cartesianismo e seu paradigma filosófico é a concepção relacional e retórica da razão prática. Dessa maneira, a razão não deve ser aceita do ponto de vista da contemplação (que analisa princípios invariáveis) e sim da justificação das nossas convicções e opiniões.

O campo da argumentação é o do verossímil, do provável, pois escapa da certeza matemática, enquanto no pensamento cartesiano, não pode haver argumentação contra a evidência. Perelman critica mais uma vez Descartes por considerar racional apenas o que pode ser demonstrado, e o desacordo um sinal de erro.

  • A questão da justiça

O problema da justiça é ponto central de toda a teoria perelmaniana. Através da tentativa de definir a justiça pela lógica formal que Perelman chega a teoria da argumentação, rompendo com a tradição metafísica clássica.

O autor considera o critério básico da igualdade como elemento comum a maioria das concepções sobre justiça apresentadas desde a Antiguidade. Contudo, os valores chave para a definição de justiça são escolhidos de forma aleatória (segundo a riqueza, a produção, a beleza), o que leva Perelman a estabelecer como regra da justiça, a igualdade formal, privilegiando de certo modo o aspecto da legalidade. Essa legalidade é tanto no sentido de ação justa quanto no sentido de relativização da lei pelo seu conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.7 Kb)   pdf (256.6 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com