TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matéria Empresarial

Por:   •  13/8/2019  •  Artigo  •  4.338 Palavras (18 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 18

1. Citação: é o ato pelo qual o acusado toma ciência do recebimento de uma queixa ou denuncia em face de sua pessoa, sendo ao mesmo tempo chamado para se defender.

A citação quando válida manifesta os princípios do contraditório e da ampla defesa.

  1. Consequência da ausência / vício da citação: a consequência será uma nulidade absoluta, pois haverá violação dos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa.

Circundução: ato pelo qual se julga nula uma citação (citação circunduta) – vide

Essa nulidade pode ser arguida a qualquer tempo, até mesmo depois do trânsito em julgado, porém, nos termos do artigo 570 do CPP, esta nulidade pode ser sanda.

  1. Finalidade da Citação:  Antes de 2008, o acusado era citado para comparecer em juízo para ser interrogado, pois o interrogatório era o 1º ato da instrução processual, sendo agora, o ultimo (art. 400, CPP). Após 2008, o acusado passou a ser citado para oferecer sua resposta à acusação nos termos do art. 396 do CPP.

IPC: Todavia, essa alteração se deu no procedimento comum, sendo que em alguns procedimentos especiais, o interrogatório continua sendo o primeiro ato.

  1. Efeitos da Citação: No processo penal existe um único efeito, a saber, estabelecer a angularização (tríade) da relação processual fazendo surgir a instância (art. 363 do CPP). 

  1. Espécies de Citação
  1. Real (Pessoal): é realizada na pessoa do próprio acusado. É a regra no CPP.

Pode ser: por mandado, carta precatória, carta de ordem ou carta rogatória.

OBS.: No processo penal e no direito infracional não pode ocorrer citação por meio eletrônico.

  1. Ficta (presumida): é uma presunção (juris tantum) de que o acusado tenha tomado ciência do processo. É verdadeira exceção.

É uma presunção de que o acusado tenha tomado ciência de que há um processo em seu desfavor, é uma verdadeira exceção. (por edital ou hora certa).

  1. Citação Pessoal: É a citação que é feita na pessoa do próprio acusado, não podendo ocorrer na pessoa de um procurador, ainda que com procuração com poderes especiais. Já a figura do inimputável do artigo 26, do Código Penal, deve ser feita na pessoa do curador (art. 245, CPC).

  1. Citação por Mandado – art. 351: É utilizado não só para o acusado que reside na comarca onde o processo esteja tramitando.
  1. Requisitos Intrínsecos do Mandado – art. 352.
  1. Requisitos Extrínsecos – art. 357.
  1. Restrições Citação – art. 244 CPC: Estas restrições não se aplicam ao processo penal.
  1. Citação por Precatório: É um ato de comunicação entre juízes de mesma hierarquia. A precatória só é possível quando o acusado residir em outra comarca estando em local certo e sabido.
  1. Requisitos – art. 354 CPP.
  1. Carta Precatória itinerante – art. 355, § 1º, CPP.
  1. Citação do Militar – art. 358, CPP: O oficial de justiça não pode livremente ingressar dentro de uma instituição militar e ir, por exemplo, até o alojamento citar o militar. Deve necessariamente passar pelo chefe do respectivo serviço.

OBS.: No CPPM a citação é diferente, estando prevista no artigo 280.

  1. Citação de Funcionário Público – art. 359: O Funcionário Público tem direito a ser pessoalmente citado. Contudo, caso precisa comparecer em juízo, o respectivo chefe deve ser comunicado para que não haja prejuízo ao serviço público.

  1. Acusado preso: O acusado preso por força do artigo 360, tem direito a ser pessoalmente citado. O oficial de justiça vai até o diretor do presidio o qual conduz o preso à presença do Oficial de Justiça, que procederá a citação.

O STF através da súmula 351, reza que a citação por edital do acusado preso é nula se ele estiver preso na mesma unidade da federação onde o processo tramita. Com a leitura em sentido contrário da súmula nos diz que se estiver preso em outra unidade da federação não haverá nulidade da citação por edital.

  1. Citação do Acusado no Estrangeiro: Só será possível citar o acusado no estrangeiro por carta rogatória, se o mesmo estiver em local certo e sabido. Se o seu paradeiro novo no país for desconhecido ou o outro país se recusar ao cumprimento da rogatória não haverá outra solução a não ser citar por edital.

A carta rogatória suspende apenas a prescrição e não o processo.

É POSSIVEL CITAÇÃO POR CARTA ROGATÓRIA NO JECRIM? R.: Não é possível, pois é incompatível com a celeridade.

  1. Citação por edital: É uma modalidade excepcional de citação, até porque sabemos que quase ninguém faz leitura de edital, neste caso, a lei gera uma presunção de que a pessoa foi citada.

  1. Requisitos do edital (365CPP)

Inciso V: É o famoso prazo de DILAÇÃO: é o tempo que deve permear entre a publicação do edital e a data que considerasse efetivamente citado o acusado.

OBS: o prazo para o acusado responder acusação começa a fluir com o termino do prazo de dilação.

É preciso cópia da denúncia junto com o edital afixado?

R: através da referida sumula basta a indicação do dispositivo da lei penal no edital.

É possível citação por edital no JECRIM?

R: não é possível, nos termos do artigo 66 da lei 9099/95. Não encontrado o acusado do fato, os autos serão remetidos para o juízo comum, tramitando pelo procedimento sumario (538 CPP). Encontrado o acusado, os autos não retornam ao JECRIM.

  1. Hipóteses que autorizam a citação por edital

a) acusado em local inacessível:

Nesse caso é possível aplicando-se o artigo 256 inciso II do CPC.

O local inacessível é todo aquele onde não se puder cumprir a diligencia.

b) acusado em local incerto:

Neste caso antes de citar por edital devem ser esgotados todos os meios de localização do acusado artigo 256 parágrafo 3º do CPC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (179 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com