TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Cientifica

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

6- Quais as diferenças entre tipos de resumo: indicativo, informativo e critico?
Indicativo: Faz referencia as partes mais importantes, componentes do texto. Utilizando frases curtas, cada uma correspondendo a um elemento
importante da obra. Mas vale ressaltar que não é simples enumeração do sumario ou índice de trabalho. Não despensa a leitura do texto completo, pois apenas descreve sua natureza, assim de uma forma bastante completa, forma e propósito.

Informativo: quando contém todas as informações principais apresentadas no texto e permite dispensar a leitura desse último; portanto, é mais amplo do que o indicativo ou descritivo. Tem a finalidade de informar o conteúdo e as principais idéias do autor, exemplos objetivos e o assunto, métodos e as técnicas, resultados e as conclusões.

Critico: quando se formula um julgamento sobre o trabalho. É a critica de forma, no que se refere aos aspectos metodológicos do conteúdo; do desenvolvimento da lógica da demonstração; da técnica de apresentação das idéias principais. No resumo critico não pode haver citações.           

7- Existe(m) diferenças entre resumo e síntese: faça um relato a respeito?  
A síntese consiste  na condensação seletiva de um texto, no sentido estrito, seria a condensação realizada com as palavras do autor. Em ambos os casos não devem exceder em extensão 25% do texto original. Quando se incorporam comentários pessoais ou explicações que não correspondem ao texto, temos o resumo comentado. É oportuno ressaltar que para realização de um bom resumo é preciso ser objetivo e não incluir avaliações que possam distorcer o que o texto expressa. Dessa forma o resumo consiste em ter bem claro a idéia geral básicas do texto.
Em contra posto ela exige maior atividade mental pois você deve ter sempre o esquema diante dos olhos; estes aumentam a eficácia no estudo, pois os conteúdos serão expressos com suas  próprias palavras assim é preciso encontrar o fio condutor que une com perfeição as frases principais, deixando de lado a informação desnecessária.    

O resumo consiste em elaborar com as idéias fundamentais de um tema ordenadas de forma lógica; é sequência daquilo que sublinhamos e facilita as operações  mentais de analise. O resumo é a condensação seletiva de um texto. Para elaborá-lo, você deve ser objetivo e saber muito bem a idéia geral e quais as idéia principais do texto. O resumo deve ser escrito de forma coloquial e enriquecida com anotações. 
8- Citar e explicar os fatores internos e externos envolvidos na escolha do tema?
Selecionar um assunto de acordo com as inclinações, as aptidões e as tendências de quem se propõe a elaborar um trabalho na estrutura cientifica, optar por um assunto compatível com as qualificações pessoais, em termos de background da formação universitária e pós graduação, encontrar objeto que mereça ser investigado cientificamente e tenha condições de ser formulado e delimitado em função.
Distinguir o sujeito e o objeto da questão; O sujeito é a realidade a respeito do qual  se deseja alguma coisa. É o universo de referencia. Pode ser constituída de objetos, fatos fenômenos ou pessoas a cujo respeito faz-se o estudo com dois objetos principais, ou melhor, apreendê-los ou com a intenção de agir sobre eles. Exemplo: Organização do trabalho- o sujeito é trabalho; o objeto é composto de organização.
Especificar os limites da extensão tanto do sujeito quanto do objeto através dos adjetivos explicativos ou restritivos que indicam qualidades, condições ou estados ocidentais do sujeito ou objeto. Adjetivo restrito ou acidental é um acréscimo arbitrário, Exemplo: Adjetivos explicativos: Organização social do trabalho.
9- Descrever conteúdos mínimos obrigatórios que devem constar numa introdução num desenvolvimento e numa conclusão de trabalho acadêmico.
Introdução consiste em apresentar o tema deixando claro a delimitação, apresentado hipóteses objetivos e justificativas, deve-se falar sobre os métodos usados as abordagens dos capítulos, mostrando a relevância do trabalho.
É o corpo do texto, onde se organiza o pensamento. Compõem os argumentos que no caso é o posicionamento adotado. Os argumentos podem se classificar em: argumento de autoridade, argumento por ilustração, argumento do pensamento lógico, argumentação de prova concreta e argumentação de competência linguística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com