TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ]Metodologia Cientifica

Por:   •  18/4/2021  •  Resenha  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 6

Reflexão sobre a evolução da ciência na sociedade

UFMA/CCSO/DEDIR - Disciplinas da professora Joselle Maria Couto e Lima

Desenvolvimento científico com consciência

Moacyr Carvalho de Andrade Neto[1]

Joselle Maria Couto e Lima [2]

Resumo

Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura do desenvolvimento científico, bem como suas virtudes de verificação e descobertas em relação a outros modos de conhecimento, associando-se este conhecimento a complexidade intrínseca que se encontra no cerne da ciência, enfatizando os diversos campos óticos em que são vistos pela comunidade científica e pelos membros da sociedade. A análise se dará com a reflexão do tema Ciência com Consciência. Concluímos com a verificação da importância de se realizar uma ciência de forma responsável, atendendo os anseios da sociedade.

Palavras chave: Desenvolvimento científico. Ciência. Consciência.

1. Introdução

O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão sobre o que representa efetivamente o desenvolvimento científico, quais os impactos diretos e indiretos que os mesmos trazem e expõe a sociedade, isso em virtude de termos produtos de cunho científico que podem tanto ser benéficos quanto subjugadoras ou mortais para a sociedade. Este documento serve de apoio, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos do desenvolvimento científico, a realização de uma ciência em que se coloque a consciência em conjunto. Os anseios pelas conquistas científicas devem ser pautados na reflexão de quais os efeitos que estas conquistas trarão a sociedade, podendo estas, serem nefastas. A comunidade científica deve ser capaz de discernir sobre quais os princípios éticos e morais que norteiam a busca pelo saber a qualquer preço, isso sim pode e deve ser levado em consideração.

2. Desenvolvimento

A ciência

Ciência é uma palavra que deriva do termo latino "scientia" cujo significado era conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo (pesquisa científica) ou da prática, baseado em princípios éticos, morais e com método determinado.

Com a ciência a humanidade passou a dominar técnicas e a ter novos conhecimentos nunca antes imaginados, passou a ter controle de fatores externos determinantes para a continuidade da vida, mas também teve que arcar com as consequências das descobertas que trouxeram sequelas, nem sempre recuperáveis.

Podemos enfatizar que este trabalho está intimamente ligado à área das ciências sociais que visam estudar o comportamento humano, as relações humanas e o seu desenvolvimento em sociedade, garantindo o mais amplamente possível a harmonização entre as normas de convivência do homem e os modos da sua organização social.

Os problemas advindos da ciência

A reflexão sobre as questões éticas e morais que envolvem o contexto do desenvolvimento científico, a maneira com que este desenvolvimento é difundido para a sociedade e a forma com que a mesma fará uso deste desenvolvimento, são preocupações cada vez mais latentes nos meios de produção científica, quem de fato, quer ser reconhecido pelas novas descobertas, antes de tudo, tem que ter em mente os desafios de produzir algo que não vá de encontro com os princípios pré-estabelecidos como aceitos pela sociedade.

A ciência não pode deixar de se envolver com os problemas que podem vir com o advento de novas descobertas, feitas por esta mesma ciência, é sabido que podemos ter avanços imensuráveis, como também problemas que se tornarão irreparáveis ao longo dos tempos, isso leva a uma necessidade cada vez maior de uma profunda reflexão da complexidade intrínseca que se encontra no cerne da ciência, esta reflexão é que ditará os rumos das novas tendências de produção científica, dentro dos moldes esperados pela sociedade.

É fato de conhecimento geral que o desenvolvimento científico, não é composto só de glórias, mas também de traços negativos que marcaram a humanidade, é também sabido que estes problemas podem não ser observados no momento de uma descoberta, mas potencializados em forma de novos inconvenientes secundários a que serão submetidas à sociedade como um todo quando da utilização das novas descobertas.

“[...] De certo modo, os cientistas produzem um poder sobre o qual não têm poder, mas que enfatiza instâncias já todo-poderosas, capazes de utilizar completamente as possibilidades de manipulação e de destruição provenientes do próprio desenvolvimento da ciência” (MORIN, 2005, p. 18).

Cabe aqui também ressaltar que a classificação que é atribuída à ciência de “boa ou má”, não nos parece pertinente, entretanto a aplicação que o ser humano dá a esta ciência, esta sim, pode ser classificada com tal, pois a ciência apenas nos norteia quanto ao conhecimento adquirido e a aplicação deste conhecimento é que poderá trazer consequências desastrosas para a humanidade.

A evolução do conhecimento científico

Segundo é abordado na obra Ciência com Consciência, “[...] A evolução do conhecimento científico não é unicamente de crescimento e de extensão do saber, mas também de transformações, de rupturas, de passagem de uma teoria para outra. As teorias científicas são mortais e são mortais por serem científicas.” (MORIN, 2005, p. 22). Autores como Popper e Kuhn, são evidenciados na referida obra de forma elucidativa, visto que a ciência é abordada como evolutiva e não uma verdade absoluta, o conhecimento científico é correto, de acordo com a base de dados com o qual o mesmo se alicerça ao tempo em que estes dados podem ser verificados e os resultados podem ser considerados concretos.

Assim podemos afirmar que a ciência não evoluiu para uma verdade absoluta, ela não é uma acumulação de verdades verdadeiras, mas sim um campo amplo e irrestrito de evolução onde pode haver o falseamento tanto das teorias como dos princípios de explicação, sendo estes bem representados pelas visões do mundo e dos postulados metafísicos, as possibilidades elencadas acima é que dá vitalidade a ciência, sem isso a mesma estaria fadada a se perpetuar com os mesmos conceitos e visões do mundo de cem anos atrás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com