TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Cientifica

Por:   •  2/12/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

A convicção científica se dá por seguir critérios rigorosos, testes formatados que visam buscar encontrar a verdade e por seguir procedimentos e métodos. O caminho a ser percorrido é tão importante quanto o resultado alcançado, o que se pode ao final denominar de conhecimento, saber. Entende-se método como o conjunto de normas e procedimentos sistemáticos que dão à credibilidade e segurança ao resultado. Todavia o resultado não é absoluto, não é regra. O passar dos anos, e o próprio aprimoramento da metodologia, fazem aquele resultado ter leituras e saberes diferentes.

Ao longo dos anos vários foram as técnicas utilizadas para a busca do saber. Pode-se citar:

- Conhecimento empírico: Aquele que advém da cultura popular, do resultado das relações interpessoais. Em regra, esse tipo de conhecimento não segue um método específico. Está mais ligado com as valores e crença de uma determinada população.

- Conhecimento científico: Diferentemente da empiria, busca compreender as causas e efeitos de uma determinada coisa, por meio da aplicação de métodos adequados, testes incessantes e questionamentos. É um conhecimento que nunca para, sempre estará em constante aprimoramento.

- Conhecimento filosófico: Ao contrário senso do conhecimento científico, o conhecimento filosófico está mais preocupado em compreender o sentido, fazendo uma profunda reflexão acerca dos efeitos da existência humana.

- Conhecimento teológico: Mais preocupado com questões de fé, de adoração e devoção à um ser superior.

Aplicando esses conceitos para o mundo acadêmico, a produção de conhecimento, seja por meio artigos, ensaios, monografias entre outros deverá seguir um padrão determinado pela academia, a fim de trazer maior credibilidade à obra.

Algumas dessas peças já possuem esse padrão definido. São eles:

- Banner Acadêmico: Este deverá observar os seguintes requisitos:

• Tamanho: geralmente 90x120cm, podendo variar de acordo com o evento em que será apresentado.

• Apresentação: preferencialmente deverá ser apresentado de modo que posso possibilitar e leitura a distância das pessoas do evento. Por isso, é de suma importância que as principais ideias estejam presentes de forma clara e concisa.

• Informações obrigatórias: todo banner deverá apresentar a área do conhecimento; título; nome do autor e da instituição; cidade; estado e país; introdução; metodologia; resultados obtidos e conclusões.

• Elementos textuais: Apresentar a visão geral do banner, a metodologia utilizada, conclusões e referência bibliográficos.

Já o artigo científico, cujo objeto é resolver um problema, possui a seguinte estrutura:

• Elementos pré-textuais: título, autoria, resumo e relação de palavras-chaves.

• Elementos textuais: Introdução, desenvolvimento, conclusão, e elementos de apoio.

• Elementos pós textuais: Apêndices e anexos.

O famoso e conhecido Resumo, inicialmente deverá apresentar o contexto, introduzindo o leitor à discussão central. Na sequência, discorre-se o problema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com