TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Moral e Ética de Yves La Tielle

Por:   •  14/5/2020  •  Resenha  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

Abordando ainda a “moral e ética”, Yves de La Taille aborda de forma principal o assunto durante as páginas de seu livro, tratadas como sinônimos por grande parte da sociedade, no que tange a ciência, isso é explicado e demonstrado como conceitos diferentes um do outro.

Um dos principais objetivos do livro é trazer para o leitor um pensamento sobre a forma como as pessoas pensam e agem seguindo os valores, as regras e princípios morais em que acreditam. O livro traz em seu conteúdo uma obra que possa abranger os mais diversos públicos, seja os que buscam conhecimento sobre a diferenciação entre “ética e moral” ou os que buscam reflexões sobre os temas, podendo ser acessível para as mais diversas áreas de estudos e de aplicação da profissão.

La Taille aborda assuntos que podem ser primordiais as respostas que vêm sido procuras pela Psicologia Moral moderna, utilizando da Filosofia e da busca por autores do passado, como por exemplo, René Descartes que foi um filósofo e matemático francês, criador do pensamento cartesiano e o sistema filosófico que deu origem à própria Filosofia Moderna; Immanuel Kant um dos filósofos mais estudados na modernidade que tem seus trabalhos como base e ponto de partida para a filosofia alemã moderna; Émile Durkheim que teve seu legado como um sociólogo clássico, antropólogo, cientista político e psicólogo social; e Aristóteles um filósofo grego que iniciou o período sistemático da Filosofia Antiga.

Tratando-se no capítulo terceiro, o autor trata sobre a aceitação à regra e sua referencia no meio a qual se encontra, buscando não somente uma aprovação, como também buscando a garantia da sua estabilidade. Em seguida, é possível observar uma definição de o que se tratam os valores e as regras pessoais, ignorando a autoridade da qual o grupo está submetido, resultando assim em uma preferência a princípios éticos universais, sendo guiados pela justiça, pela reciprocidade, pela igualdade e por fim pelo respeito que deve ser dado ao próximo. Buscando na moral, La Taille aborda o pensamento de um dever que garante a regulamentação da convivência humana em sociedade. Comparando as formas de ação e percebe a carência do outro e assim, objetivar uma solução no que está em crise para assim buscar o esforço da dimensão intelectual envolvida do “agir” de forma correta e de acordo com as normais sociais.

Avaliando-se no que tange ao objetivo do conhecimento na conduta moral, como demonstrado por Turiel, há uma postulação acerca da existência de domínios de conhecimento social, de conhecimento pessoal, o convencional e moral. La Taille busca trazer um questionamento sobre a forma como esses domínios são divididos, uma vez que, segundo ele, a maioria das virtudes que dizem respeito à moral, como por exemplo, a generosidade não se enquadra em um só domínio.

Como já citado nessa resenha, o autor traz por fim em seu último capítulo uma abordagem ao vínculo entre moral e ética, a forma como isso é imposto por meio do auto-respeito, e a fase do despertar ou gênese do senso moral, o momento em que a criança ainda não é influenciada pelo auto-respeito, mas sim pelo medo e amor, geralmente provocados pelos pais.

Ocorre que, uma vez que esse vínculo não se dá somente pelos pais, e que esses sentimentos não são os suficiente para que haja a demonstração do que é a moralidade, o autor aborda a possível intervenção de um segundo papel na vida dessa criança para que seja possível o entendimento. Faz-se aqui, uma referência ao papel dos professores na vida e no desenvolvimento da criança ao logo da sua jornada. Ignorando-se o que é aprendido na instituição família, o professor e a instituição escola podem ser o segundo contato direto com a moral e ética que a criança terá, ainda que incapaz de entender e compreender o conceito das mesmas.

Para isso, o autor aborda sentimentos que são possíveis de buscar, encontrar e serem necessários no desenvolvimento humano de uma criança para o seu futuro em sociedade, a confiança. Esse sentimento traz o respeito unilateral, uma vez que este vínculo será construído de forma que um esteja tendo como base a avaliação da pessoa respeitada como merecendo ser obedecida e buscando praticar aquilo que é demandado. Podemos observar nessa relação, o momento em que a criança busca o reconhecimento do seu professor e para isso, se esforça e se compromete a realizar e respeitas as regras, agir de acordo com a forma que é imposta no ambiente e por fim, evitar qualquer tipo de sanção para o não cumprimento das regras. Outro sentimento também necessário é o de indignação, é o momento em que a criança se vê passando por uma injustiça e como conseqüência é desvalorizada, neste momento ela passa a enxergar e entender o senso de justiça, são os termos que equilibram os direitos e deveres, uma vez que seus deveres não forem cumpridos, os seus direitos serão retirados, exemplificamos assim uma criança que não realiza o dever de casa e por conseqüência é punido de receber recompensa por isso, enquanto os demais que realizaram poderão ter as suas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com