TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DE ITENS EM JOGOS UTILIZANDO O MÉTODO DE ORDENAÇÃO BUBBLE SORT

Por:   •  27/9/2020  •  Resenha  •  2.877 Palavras (12 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 12

ORGANIZAÇÃO DE ITENS EM JOGOS UTILIZANDO O MÉTODO DE ORDENAÇÃO BUBBLE SORT

BORBA, Alef1; FREIRE, Andressa2; SILVA, Fellipe3; MARQUES, Jeferson4; COSTA, Matheus5; ROCHA, Matheus6; FERREIRA, Pedro7.

  1. Discentes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação – Univasf, Campus Salgueiro-PE.
  2. E-mail: pedro.silvaferreira@discente.univasf.edu.br; fellipe.silva@discente.univasf.edu.br; andressa.menezes@discente.univasf.edu.br; jeferson.marques@discente.univasf.edu.br;  matheusrochav@outlook.com; alefguilherme@hotmail.com; matheusdriveecontatos@gmail.com.
  3. Docente do curso de Bacharelado em Ciência da Computação – Univasf, Campus Salgueiro-PE. E-mail: rodrigo.tamae@univasf.edu.br

Introdução:

  No âmbito dos jogos eletrônicos, os jogadores, ao decorrer da sua experiência nos jogos, encontram vários ítens dentro do jogo, ao qual o jogador pode interagir de diversos modos. Todos os itens são guardados em um único local o inventário, uma especie de mochila, onde se guarda tudo que se pega no jogo, com esses itens, os jogadores podem melhorar seu desempenho durante sua jogada.

  Ao fazer um estudo acerca do algoritmo de ordenação, bubble sort, observamos o cenário dos jogos eletrônicos, que faz muito sucesso entre pessoas de todas as idades, principalmente, crianças e adolescentes. Analisamos especificamente, um mod criado pelos fãs do jogo Minecraft, o Inventory Tweaks, que, apertando uma tecla, organiza seu inventário e um exemplo de como ficaria o inventário do jogo Fortnite.

Justificativa

  Existe uma grande demanda de usuários de jogos eletrônicos num meio de organizar seus itens de modo eficiente e esteticamente satisfatório, o excesso de itens inúteis ou até mesmo úteis pode prejudicar o jogador na procura de algum item específico, o que pode ser decisivo em certas situações. Por causa desse problema, vimos a necessidade da implementação desse algoritmo de ordenação.

Problema de pesquisa

  Na maioria dos casos, uma desorganização dos itens do jogador pode acarretar numa grande perca de rendimento em determinados jogos, não achando o item procurado ou demorando para achar o mesmo. Então foi pensado em como suprir a demanda dos usuários de jogos eletrônicos por um meio de organizar seus itens.

Hipótese ou questões norteadoras

 

  Para resolver esse problema, acredita-se que a implementação de um algortimo bubble sort é fundamental. É proposto que a ordenação dos itens seja feita por ID, um número de identificação do item, raridade e dano, que ajudaria em jogos com uma maior agilidade.

Objetivos (Geral e Específicos)

  Este artigo visa apresentar um algoritmo base de ordenação, utilizando o método  bubble sort, na linguagem de programação C, para que outros pesquisadores ou empresas modifiquem o mesmo para a utilização em jogos eletrônicos específicos. Para isso se vê necessário demonstrar como funciona o algoritmo, exemplificar aplicações práticas do algoritmo e mostrar a necessidade de um sistema que organize o inventário do jogador. Isso diminuiria a poluição visual gerada pela quantidade excessiva de itens e aumentaria o rendimento do jogador.

Metodologia

  Neste presente artigo foram realizados estudo de caso e revisão bibliográfica acerca de uma pesquisa de natureza aplicada e abordagem quantitativa, onde é comparado o desempenho do algoritmo bubble sort padrão e o otimizado, utilizando a IDE, dev c++ e a linguagem de programação em C.

  1. Principais Aspectos Teóricos:

  Segundo os conceitos oferecidos pelo teórico acerca da análise de algoritmos, conteplamos o nosso estudo com ferramentas que facilita a compreensão do funcionamento do algoritmo bubble sort, bem como suas respectivas utilidades.

  1. Conceitos

  O delineamento teórico foi construído através do conceito de análise de algoritmos, uma área da computação propagada pelo cientista da computação e matemático, Donald Knuth, com o objetivo de analisar o desempenho e a complexidade dos algoritmos e através disso, determinar sua eficiência.

  1. Aspectos históricos

  Knuth é responsável pela criação do sistema de topografia do computador TeX, pela linguagem de definição de fonte METAFONT relacionada, sistema de renderização e pela família dos tipos de letra Computer Modern.

  Ainda como criação do mesmo, temos os sistemas de programação de computador WEB e CWEB e a projeção das arquiteturas do conjunto de instruções MIX / MMIX, além das várias contribuições do autor nos campos da ciência da computação teórica.

  Em 1974, recebeu o prêmio ACM Turing pelas contribuições para a análise de algoritmos, incluindo particularmente os seus livros e pelo design de linguagens de programação.

  1. Mecanismo de ação

  A grande referência para o estudo do método de ordenação bubble sort foi obra The Art of Computer Programming  – Sorting and Searching, terceiro volume, dentre os cinco livros da monografia de Knuth, onde há uma análise minunciosa do comportamento e as ferramentas empregadas no estudo dos algoritmos.

  1. Análise de trabalhos correlatos

        A revisão da literatura pode nos ofertar o discernimento necessário acerca do bubble sort ao analisar os testes realizados por outros pesquisadores e seus resultados quanto a sua eficiência, além de saber como o mesmo desempenha seu papel em diferentes modelos de computadores.

 

2.1 Artigo 1:

     Autor(es)/Filiação:

Saher Manaseer (Doutorado), Ahmad K AI Hwaitat (Doutorado)/ Departamento de Ciência da computação de King Abdullah II IT School of Information Technology, Universidade da Jordânia, Amã, Jordânia.

     Problema e hipótese ou questão norteadora:

  Fazer uma avaliação do desempenho do algoritmo de classificação que desempenha um papel importante na compreensão do comportamento que apresenta grandes benefícios na maior parte do campo das ciências e saber a diferença entre desempenho paralelo e sequencial, o que tornará mais fácil para os pesquisadores escolherem o melhor intervalo de algoritmo e tipo de bubble sort para ser implementado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (442.5 Kb)   docx (476.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com