TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO UTILIZANDO INTERFACE GRÁFICA

Por:   •  24/11/2018  •  Monografia  •  8.575 Palavras (35 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 35

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO[pic 1]

DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO UTILIZANDO INTERFACE GRÁFICA

Israel Junior – D049500

Victor Barreiros – T737079


Sumário

OBJETIVO        3

INTRODUÇÃO        4

REGRAS DO JOGO        5

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO JOGO        8

RELATÓRIOS COM AS LINHAS DE CÓDIGOS        13

BIBLIOGRAFIA        26


OBJETIVO

        

        Os jogos educativos são ferramentas que possibilitam trabalhar diversos conceitos de forma participativa, interativa e dinâmica. O conteúdo de um jogo tem como proposito disseminar conteúdos dentre eles estão: Matemática, Português, História entre outros, em diferentes faixas etárias. Tais jogos são produzidos principalmente para auxiliar nos ensinos escolares e comunitários.

Entre os fatores que contribuem para os problemas ambientais enfrentados nos últimos tempos, pode-se destacar a ação do homem na natureza, atuando de forma negativa no ambiente natural. No Brasil um dos principais problemas enfrentados é a dificuldade da coleta seletiva, isso ocorre por falta de educação ambiental e logo a conscientização sobre a responsabilidade pessoal e coletiva de cada um sobre o consumo e o descarte

        . Em meio a essa situação faz-se necessário a utilização de estratégias para conscientizar e minimizar essas ações. Entre as diversas ferramentas existentes, podemos utilizar os jogos ambientais a fim de conscientizar principalmente as crianças para que essas cresçam atentas a preservação do meio ambiente.

        A produção de jogos ambientais tem como principal objetivo ajudar pessoas a conhecer, respeitar e contribuir para a conservação do meio ambiente, focando em temas de extrema importância para a sociedade. Em meio a tudo isso, nosso jogo vem com a proposta de conscientizar as pessoas a respeito da coleta seletiva e de como fazê-la.


INTRODUÇÃO

De acordo com o que nos foi proposto, desenvolvemos uma aplicação em Java com o objetivo de demonstrar claramente como é a vida em uma grande metrópole, enfatizando o descarte irregular de lixos e dejetos em vias públicas como ruas, calçadas, praças entre outros.

A coleta de lixo é uma das medidas mais importantes para a sustentabilidade de uma grande metrópole, através dela é possível incentivar a reciclagem, levar o lixo orgânico para o local de descarte devido, assim como outros dejetos evitando assim a contaminação indevida ao meio ambiente.

A partir deste fato, decidimos desenvolver uma aplicação que tem por intuito conscientizar, incentivar e ensinar pessoas de diferentes idades e das mais diversas classes sociais a praticarem o hábito da coleta seletiva e reciclagem, através de uma aplicação capaz de mostrar claramente as dificuldades encontradas nos dias atuais.


REGRAS DO JOGO

  • Ao iniciar o jogo o sistema começará a gerar lixos aleatoriamente espalhados pelas ruas da cidade;

[pic 2]

  • A Partida iniciara com dois contadores localizados no canto superior direito zerados, ao coletar um lixo o contador vermelho somará uma unidade, você poderá coletar um máximo de 7 lixos por vez até que despeje no local indicado (depósito de lixo da cidade) fazendo com que o contador amarelo seja atualizado.

[pic 3]

  • Cada lixo coletado equivale a 10 pontos no placar.

[pic 4]

  • Lembre-se, você é o motorista responsável por planejar a melhor rota e a mais rápida para concluir os objetivos propostos. Para movimentar-se pela cidade, você deverá utilizar as setas em seu teclado.

  • O jogo tem duração de 1m:20s totais, ao final do jogo será exibida sua pontuação na partida.

[pic 5]

  • A qualquer momento em que estiver jogando você poderá pressionar a tecla ESC em seu teclado para encerrar a aplicação, será perguntado se você realmente deseja encerra-la.[pic 6]


PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO JOGO

        O plano de desenvolvimento do jogo foi dividido em N passos:

TEMA

O primeiro passo foi definirmos um tema para nosso jogo, o tema é uma das peças chaves de um jogo, é através do tema que todo o jogo será desenvolvido, a temática pode parecer fácil no início, mas assim como em filmes e séries, todo jogo tem um personagem central, aonde toda a ação é desenvolvida por ele, a partir dele ou ao redor dele. Deve – se ter o cuidado para que o jogo e sua temática não saiam fora do tema especificado, tudo deve estar estreitamente ligado ao tema.

Foram discutidos diversos temas relacionados ao meio ambiente, entre eles estão: Combate ao Mosquito da Dengue, Efeito Estufa e Aquecimento Global, Energia Renovável e o escolhido por nós, Coleta Seletiva e Descarte apropriado.

Escolhemos o tema sobre Coleta Seletiva de lixo, por se tratar de algo extremamente importante para a nossa sociedade. A importância da coleta seletiva está justamente na redução dos impactos ambientais gerados por grandes consumos populacionais.

A coleta seletiva consiste no descarte correto de lixos úmidos, secos, recicláveis e orgânicos. Estes grupos possuem também alguns subgrupos como os recicláveis, por exemplo, abrangem o alumínio, o papel, o papelão e alguns tipos de plástico, entre outros.

ROTEIRO

        A definição do roteiro não foi algo tão simples assim (podemos entender por definição de roteiro os caminhos que os jogadores poderão ou não escolher durante o jogo), foi necessário pensar em como os objetos e ações se comportariam em nossa aplicação, definir qual seria a forma de interação do jogador com o jogo (teclado, mouse ou ambos).

Definimos que nosso jogo seria desenvolvido inspirado na temática do clássico jogo bomberman, aonde os lixos a serem coletados seriam gerados aleatoriamente pelo mapa do jogo, sendo necessário a ação do usuário em deslocar o caminhão pelo trajeto até o lixo a ser coletado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (400 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com