TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POSIÇÃO DO EQUADOR SOBRE OS REFUGIADOS

Por:   •  27/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 9

Centro universitário unievangêlica

direito

direito internacional

Anápolis

2016

república do equador

Trabalho apresentado ao Curso de direito da Unievangelica, da disciplina  de Direito internacional.

Anápolis

2016

  1. Informações gerais sobre o Equador

O Equador tem por nome oficial República do Equador, a origem do nome do país não podia ter outra explicação. Seu nome origina-se da linha imaginária que divide o planeta em dois hemisférios e que atravessa o país em toda a sua dimensão cortado ao meio pela Linha do Equador (Ecuador, em espanhol). Assim metade do país fica no hemisfério Norte e a outra metade no Hemisfério Sul.

O Equador é uma República presidencialista com sistema de governo parecido com o brasileiro. O atual presidente é Rafael Correa. Uma pesquisa realizada pela Banco Mundial informa que em 2016 a população equatoriana era de 16,39 milhões. O idioma oficial desse pais é o espanhol, mas embora o espanhol seja a língua oficial, boa parte dos cidadãos equatorianos falam a língua indígena quichua (ou quechua).

A religião predominante desse país é o catolicismo, professado por 95% da população, a moeda é o Dólar norte-americano (USD), utilizada desde o ano 2000, sendo a economia equatoriana a 8ª maior da América com um PIB. 

Localizado no noroeste da América do Sul, o território do Equador limita-se com a Colômbia (ao norte), Peru (ao sul e a leste) e com o oceano Pacífico (a oeste). Além do território continental, também faz parte do país, as ilhas Galápagos (localizadas a 960 quilômetros).  Vejamos:

[pic 1]

(Figura 1.1- localização Equador)

O Equador tem como capital a cidade de São Francisco de Quito ou em espanhol San Francisco de Quito, mais conhecida como Quito, que foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1970, por ter o centro histórico mais bem preservado e menos alterado da América Latina. Além da cidade de Quito há outros locais que foram considerados Património Mundial no Equador, as Ilhas Galápagos (1978), Parque Nacional Sangay (1983) e Centro Histórico de Santa Ana de lós Rios de Cuenca (1999).

Sua bandeira foi adotada pela primeira vez em 26 de setembro de 1860, mas o escudo somente foi incorporado em 1900. Como se observa na figura 1.2, a bandeira é formada por três faixas (listras) nas cores amarela (superior), azul (meio) e vermelha (inferior). No centro da bandeira está localizado o brasão de armas do país.

  [pic 2]

(Figura 1.2 bandeira do Equador)

Essas cores possuem os seguintes simbolismos: Amarelo representa o ouro e outros recursos naturais encontrados no solo do Equador. O azul as águas do oceano e o céu e o vermelho representam o sangue derramado pelos heróis do país que lutaram pela pátria e liberdade no processo de independência.

  1. Informações sobre o Sistema das Nações Unidas, seus principais órgãos e funcionamento.

A Organização das Nações Unidas foi concebida entre os países vencedores da II Guerra Mundial com o objetivo de criar uma instituição que fosse capaz de resolver as disputas internacionais, manter a paz e evitar mais conflitos bélicos. Depois de intensas negociações, a Carta das Nações Unidas foi assinada em junho de 1945, na Conferência das Nações Unidas para uma Organização Internacional, nos Estados Unidos, e ratificada por 51 países em 24 de outubro de 1945 – o Brasil estava entre estes primeiros países-membros da ONU. Atualmente, é integrada por 192 Estados soberanos, o que converte a ONU em uma das organizações mais representativas do planeta. As Nações Unidas são constituídas por cinco órgãos principais:

Assembleia Geral – Principal instância deliberativa, é formada por todos os países-membros, que participam com direitos iguais, tendo cada um direito a um voto. É um fórum político que supervisiona e coordena igualmente o trabalho das agências. Reúne uma vez por ano em sessão ordinária que começa na terceira terça-feira do mês de setembro na sede da ONU, em Nova Iorque.

Conselho de Segurança – órgão das Nações Unidas com responsabilidades sobre a segurança mundial. Tem o poder de autorizar uma intervenção militar num país e enviar soldados da paz. Composto por 15 Estados membros, havendo cinco membros permanentes: os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia e a República Popular da China. Cada um destes membros tem o direito de veto. Os outros 10 membros são rotativos e têm mandatos de dois anos, cumprindo uma lógica geográfica.

Secretariado Geral - Presta serviço aos outros órgãos das Nações Unidas Administra os programas e as políticas elaborados pelos órgãos da ONU. O seu chefe é o Secretário-Geral, que é nomeado pela Assembleia-geral, por recomendação do Conselho de Segurança

Conselho Econômico e Social (ECOSOC) - 54 membros, eleitos pela Assembleia-geral por períodos de três anos. É o órgão coordenador do trabalho económico e social da ONU, das Agências Especializadas e das demais instituições integrantes do Sistema das Nações Unidas. O Conselho formula recomendações e inicia atividades relacionadas com o desenvolvimento, comércio internacional, industrialização, recursos naturais, direitos humanos, condição da mulher, população, ciência e tecnologia, prevenção do crime, bem-estar social e muitas outras questões económicas e sociais.

Corte Internacional de Justiça é o principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas. Tem sede em Haia, na Holanda, sendo por isso igualmente conhecido por Tribunal de Haia. Fundado em 1946, a sua função principal é deliberar sobre disputas submetidas por Estados e dar conselhos sobre assuntos legais submetidos pela Assembleia Geral ou pelo Conselho de Segurança, ou por agências especializadas autorizadas pela Assembleia da ONU, de acordo com a Carta das Nações Unidas. O Estatuto do Tribunal Internacional de Justiça é o principal documento constitucional pelo qual se rege o Tribunal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (83.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com