TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Por:   •  25/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

ANAILDE VIANA DE ALMEIDA

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Aracaju/SE

2022

ANAILDE VIANA DE ALMEIDA

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

[pic 1]

Aracaju/SE

202

INTRODUÇÃO

A realização desse trabalho de produção textual tem como objetivo demonstrar que através de aulas lúdicas desenvolvidas e planejadas os alunos da Educação Infantil podem ter um melhor aprendizado.

O uso lúdico, jogos e brincadeiras, são instrumentos pedagógicos importantes para o desenvolvimento da criança, pois é brincando que a criança se diverte, faz exercícios constrói seu conhecimento e aprende a conviver com outras crianças e através das atividades lúdicas desenvolve-se a identidade e autonomia e algumas capacidades tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação ajudando também no rendimento escolar, além do conhecimento a fala, o pensamento e o sentimento.

Incorporando os brinquedos, jogos, brincadeiras na pratica pedagógica, podem ser desenvolvidas diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens, formando conceitos, selecionando ideias, estabelecendo relações logicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e o desenvolvimento, ajuda na aprendizagem da leitura e da escrita e na socialização.

Então o lúdico pode ser utilizado como uma estratégia de ensino e aprendizagem, sendo que o professor é a peça chave desse processo, ele é um elemento essencial e fundamental.

Neste sentido o professor tem uma grande importância na sua ação como pessoa e profissional, o educador irá garantir um ambiente agradável onde as crianças exporão suas experiências de vida conduzindo as brincadeiras e jogos, dependendo de sua criatividade para que a aprendizagem dos alunos seja significativa e é o educador o mediador entre o conhecimento e o saber da criança, um organizador de tempo e das atividades propostas em sala, como essa mediação a criança passa por seu processo de construção do conhecimento, então o educador tem que ter competência para fazê-la.

DESENVOLVIMENTO

É um termo que tem origem na palavra latina “ludus”, que significa jogo ou brincar. Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia.2        Utilizando o lúdico em sala de aula de crianças da educação infantil o professor obtém um resultado mais favorável no que diz respeito ao aprendizado da criança.

O lúdico passa a ser uma concepção diferenciada a respeito do termo educação, onde o educando desenvolve o interesse pelas atividades relacionadas o crescimento intelectual e o desenvolvimento leva a autonomia do ser humano, dessa forma a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão e o desenvolvimento do aspecto lúdico facilita à aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaborando para uma boa saúde mental e física.

        O brincar permite aprender a lidar com as emoções, a criança equilibra os conflitos gerados de seu mundo cultural, formando suas personalidades, melhora cada uma das funções psicológicas, cognitivas e éticas, a ludicidade facilita a assimilação de saberes, promove momentos de interação entre a criança e o mundo.

A criança cria expectativas, imagina um mundo fantástico onde aprenderá coisas novas e extraordinárias, além de fazer amigos e favorece a autoestima das crianças, estimula a inteligência faz com que a criança solte sua imaginação, desenvolvendo sua criatividade, possibilita o exercício da concentração, da atenção e engajamento e o contato com diferentes objetos e situações, estimula a linguagem interna e o aumento do vocabulário das crianças.

As atividades lúdicas proporcionam a criança a possibilidade de conviver com diferentes sentimentos os quais fazem parte do seu interior, através das brincadeiras demonstram, comove e constroem o mundo como gostaria que eles fossem quais as suas preocupações e que problemas o estão atormentando, ou seja, se expressa na brincadeira o que tem dificuldade de expressar com palavras, a criança sente e expressa a curiosidade e a importância da noção de que viver é brincar e brincando conhece a si próprio e aos outros, compreendendo seus limites e possibilidades e de inserir-se em seu grupo.

        A brincadeira é a ação em que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica dizendo-se que é o lúdico em ação.

Hoje a imagem de infância é enriquecida com o auxílio de concepções psociológicas e pedagógicas que conhecem o papel do brinquedo, da brincadeira, sendo um fator de contribuição para o desenvolvimento e para a construção do conhecimento infantil.

Existem vários tipos de jogos, mas todos são para a recreação, os jogos infantis caracterizam-se como a não literalidade onde a criança não é literal, ou seja, transforma o real em imaginários. O efeito positivo, as crianças ficam alegres brincando, trazendo efeitos positivos aos aspectos moral, corporal e social. A flexibilidade, a criança é mais flexível, buscando na brincadeira criar novas formas de brincar, diferentes alternativas de ação. A prioridade de brincar, a criança prioriza o brincar e não os resultados e efeitos; a livre e escolha, a brincadeira deve ser espontânea e não forçada; o controle interno são os jogadores que determinam como ocorre o jogo.

Então o jogo aparece de diferentes modos, dependendo do lugar e da época. Em algumas culturas indígenas “o brincar” com arcos e flechas não é uma brincadeira, mas um preparo para arte da caça e da pesca.

Para haver um processo de aprendizagem as práticas pedagógicas devem possibilitar a expressão do lúdico, usando a interação com a linguagem oral e escrita para a criança ter a experiência com diferentes linguagens como a falada que inclui a conversação diária, músicas cantadas, contar e ouvir histórias, brincar com jogos, ver e ouvir TV, vídeos e filmes etc.; a visual, ver e criar desenhos, animações, retratos e imagens móveis, a combinação de linguagem visual/ falada/ escrita, utilizando a tela como meio de expressão e q interação com computadores, a internet, os jogos eletrônicos e filmes possibilitam as diversas linguagens; as mediações críticas utilizam as narrativas críticas, a mediação crítica do professor durante as brincadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com