TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROTEÇÃO ESTATAL EXACERBADA AO DEVEDOR FRENTE AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA DO CREDOR

Por:   •  18/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

EXTINÇÃO DO PROCESSO POR INEXISTÊNCIA DE BENS PENHORÁVEIS: A PROTEÇÃO ESTATAL EXACERBADA AO DEVEDOR FRENTE AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA DO CREDOR

Santos, Gustavo Souza Teixeira dos

1. APRESENTAÇÃO DO TEMA

O presente trabalho possui como escopo avaliar os processos judiciais no que tangem aos cumprimentos de sentença e processos de execuções que possuem como conclusão a extinção do processo por ausência de bens penhoráveis. Nesse contexto, a referida conclusão pode se dar por diversas razões: ausência no esgotamento nas diligências de bens realizadas pelo Autor, dissimulação do patrimônio pela Ré, entre outras.

Dito isso, convém salientar que, em que pese todo o esforço realizado pelo devedor na busca de bens penhoráveis para satisfazer o seu crédito, esse, ao estar almejando a referida tutela junto ao Poder Judiciário ainda deve enfrentar diversos desafios.

Nesse sentido, o Autor, além de possuir todo o ônus probante, ter a responsabilidade de arcar (inicialmente) com as custas processuais, ser visualizado como a parte autossuficiente do processo, mesmo que no caso concreto isto não proceda, possui ainda o ônus na apresentação de bens ao juízo para que esses possam ser efetivamente penhorados.

Outrossim, ainda que a legislação realizar grandes avanços com a criação do Novo Código de Processo Civil de 2.015 relativizando o que outrora era absolutamente impenhorável, além de almejar a disponibilização da tutela pretendida de forma célere e sem formalismos exacerbados, o credor ainda encontra grandes dificuldades, sejam essas oriundas da autêntica ausência de patrimônio, na dificuldade na localização atual do endividado, quanto na sua proteção estatal, colocando o devedor em uma posição de inferioridade e por isso, transformando-o em intocável, contudo, esquecendo das dignidades dos credores.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os processos são iniciados e se desenvolvem com esteio ao Princípio da Utilidade do Processo. Esse, versa que o requerente deverá obter o que pleiteia sem exasperar os danos ao vencido. Com relação a isto, o demandante espera que ao final, caso receba procedência de seu direito, irá de fato conquistar o que pretendia. Quando o seu direito encontra obste e o processo é extinto sem receber o que desejava, todo o trabalho realizado pelo Estado (representado neste ato pelo Poder Judiciário) e pelas partes torna-se sem razão.

A consequência judicial e social desta ocorrência é irrefutável. Prefacialmente, em aspecto social, se o Estado, garantidor da Lei e da Ordem não consegue aplicar a Lei e entregar aos seus o que é de direito, é criado precedentes para que o próximo direito seja ferido, uma vez que não há resolução dos conflitos, aumentando a sensação de impunidade.

Correlato a isto, o Estado perde sua autoridade e assim, desencadeia uma sucessão de danos aos Princípios por ele outrora institucionalizados. Destaca-se que é irrelevante proporcionar um acesso à justiça aos cidadãos, se na conclusão, o litigante irá se encontrar com um Judiciário ineficiente e moroso, que apenas agravarão os danos que buscava reparação.

Nisso, o princípio da Isonomia, o qual no direito brasileiro possui a sua fundamentação e origem aristotélica, aduz que deve-se tratar os iguais na medida de suas desigualdades. Este princípio possui inúmeros embasamentos em nosso ordenamento. Vejamos:

Proemial, o Código de Processo Civil, em seu Art. 7º e 8º, determina ao juiz que analise o processo como um todo, sobretudo, para que garanta que as partes possuirão as mesmas condições de manifestar-se acerca de suas convicções.

Como se não bastasse, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1.988, em seu Art. 5º, garante como direito fundamental,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com