TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Petição de Direito do Trabalho

Por:   •  16/10/2023  •  Tese  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA 21ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE PERNAMBUCO

Processo nº 0800892-25.2020.4.05.8300

MAX TÉCNICA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS LTDA, já devidamente qualificada nos autos do presente processo, vem, respeitosamente, por intermédio de seus advogados constituídos nos autos, expor, para em seguida requerer.

        A impetrante vem sofrendo enormes prejuízos de ordem econômica, tendo em vista que efetuou indevidamente o recolhimento de um montante de R$ 648.029,44 (seiscentos e quarenta e oito mil e vinte e nove reais e quarenta e quatro centavos), que devem ser restituídos.

No intuito de sanar equívoco cometido pela administração tributária que reteve indevidamente o referente ao INSS em suas notas fiscais, o Impetrante requereu administrativamente a restituição de tais valores.

Acontece que já se passaram 431 (quatrocentos e trinta e um) dias da data do referido protocolo do pedido administrativo, sem qualquer movimentação, em total desobediência ao exposto no artigo 24 da Lei nº 11.457/07.

Da consulta processual do referido processo administrativo através do site do E-CAC verifica-se que os processos ainda encontram-se com status de “em análise”, desde seu recebimento.

Intimada para manifestar-se no presente Mandado de Segurança, a Impetrada aduziu ser ilegítima para compor a lide, tendo em vista a interpretação topológica da lei.

Ora Excelência, mais que ficar medindo a posição de um artigo dentro da lei, deve-se atentar ao valor axiológico do dispositivo. Claramente, a intenção do legislador ao obrigar a ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA estava referindo-se a todas as esferas da mesma e ao seu dever de respeitar a duração razoável do processo.

Sobre o tema não há dúvidas nos tribunais, visto que é pacificado o entendimento sobre o tema que segue à risca a determinação da lei. Inclusive, os requerimentos efetuados anteriormente à vigência da referida lei são abraçados pelo dispositivo.

 

Ademais, a imposição de uma resposta no prazo de 360 dias é corolário dos princípios da eficiência, da moralidade e da razoabilidade, que regem a Administração Pública como um todo.

Apesar da alegação da RFB de que possui muita demanda e poucos funcionários, o contribuinte não pode ser prejudicado ilegalmente pela má-administração de suas tarefas. No mais, a Receita Federal também afronta o disposto no inciso LXXVIII, do artigo , da Constituição Federal, que dispõe:

LXXVIII- a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

§ 1º - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

Depreende-se claramente da análise sistemática do art. 24 da Lei nº. 11.457/07 e do art. LXXVIII, da Carta Magna, a fixação da duração razoável do processo pelo dispositivo constitucional e pela norma infraconstitucional, o que não foi respeitado pela Receita Federal.

Portanto, conclui-se que a inércia da Autoridade Fiscal no presente caso viola flagrantemente os princípios constitucionais da razoável duração do processo, da moralidade e da eficiência da Administração Pública, violando cabalmente o direito líquido e certo dessa Impetrante em ter uma decisão, seja positiva ou negativa, quanto ao seu pedido de restituição de débitos indevidamente retidos nas Notas Fiscais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (242.5 Kb)   docx (595.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com